Grange “secreto” descoberto em clínica para re-arrolhar garrafas

Durante um evento em Londres, enólogos da Penfolds encontraram amostras de garrafas que teoricamente não deveriam ter sido produzidas

Redação Publicado em 30/10/2013, às 12h07 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04

Safra de Grange 1959 não deveria ter sido produzida

Durante um evento de re-arrolhar vinhos, os enólogos Peter Gago e Steve Lienert, da mais famosa vinícola australiana, a Penfolds inspecionaram, 200 de suas garrafas em Londres, na qual descobriram um Grange “secreto”.

Os enólogos voaram até Londres para o programa de re-arrolhar garrafas de safras antigas que atraiu cerca de 30 colecionadores da marca Penfolds, contando principalmente com proprietários de seus principais rótulos como Grange, St Henri e Bin 707. De acordo com o enólogo Peter Gago, as coleções dos clientes sempre trazem vinhos interessantes. “Há surpresas em cada clínica (como são chamados esses eventos)”, acrescentou, antes de re-arrolhar uma garrafa de 1956 ST Henri Shiraz.

Enquanto isso, o enólogo Steve Lienert afirmou que seu destaque do dia foi uma garrafa de 1959 Grange – o último dos três “vintages ocultos” de Penfolds, chamados dessa forma por terem sido produzidos em segredo pelo enólogo Max Shubert entre 1957 e 1959. De acordo com Lienert, o vinho teria sido feito sem o uso de carvalho novo, pois Shubert não podia solicitar nenhum barril para fazer o blend final, já que estava proibido de produzir o principal vinho da empresa naqueles anos (devido à baixa qualidade da safra).

Segredo penfolds grange 1959 vintage oculto re-arrolhar