Granizo preocupa Bordeaux

Chuva também afetou a região do Douro, em Portugal

Redação Publicado em 07/08/2018, às 15h00 - Atualizado às 11h39

Na noite de sábado, 26 de maio, diversos produtores de Bordeaux ficaram assustados com uma chuva de granizo “sem precedentes”.Os primeiros relatórios de danos constataram que o granizo caiu em 7.100 hectares de vinhedos e mais da metade apresentou danos em mais de 80% das vinhas, o que compromete a safra 2018 e, possivelmente, a 2019.

As vinhas em Pessac-Léognan estavam entre as primeiras a receberem a chuva, mas as avaliações de danos parecem mostrar que a região teve mais sorte do que outras. Ainda assim, o Château Brown, por exemplo, afirmou que cerca de 50% a 70% de suas videiras foram atingidas.

A ferocidade da tempestade parece ter aumentado quando cruzou o estuário do Gironde. Em Côtes de Bourg, 2.500 hectares – quase 40% da denominação – foram afetados. Na denominação de Blaye, 1.000 hectares de vinhas foram destruídos.

“A intensidade da tempestade é sem precedentes. No dia seguinte, o gelo ainda não estava completamente derretido”, disse Pierre-Henry Cosyns, enólogo em Bourg e proprietário do Château Grand Launay. Antes de atingir Bourg e Blaye, o granizo atingiu partes do sul do Médoc, incluindo as vinhas do Château d'Agassac, entre outras propriedades, e as comunas de Parempuyre, Ludon- Médoc e Macau.

Cerca de 1.200 hectares de vinhedos de Médoc foram danificados, com aproximadamente 400 hectares apresentando mais de 80% de danos.

Bordeaux não foi a única região a ser afetada por granizo recentemente. Conhaque, Luberon e Languedoc também apresentaram tempestades fortes. E os meteorologistas alertaram que mais tempestades podem estar a caminho.