Importadores de vinho da Rússia se unem para defender interesses em comum

Redação Publicado em 21/10/2010, às 10h49 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47

Os principais distribuidores de vinhos finos da Rússia se uniram para criar uma associação que defendesse seus interesses frente à atual legislação do país.

A falta de agilidade para solucionar questões e formalidades aduaneiras foi o principal motivo que levou à formação da AIV (Associação de Importadores de Vinho) na Rússia. Atualmente integrada por empresas que constituem 20% do setor de bebidas alcoólicas no país, a associação pretende solucionar diversos problemas de importação. Entre os primeiros a serem resolvidos, está a defesa da criação de uma norma que siga as orientações européias, na qual se defina claramente o que é vinho.

Tornar o funcionamento das operações de importações mais efetivo, acabando com o caos burocrático e as exigências arbitrárias das autoridades é outro objetivo da AIV. A organização também pretende acabar com o EGAIS, um sistema eletrônico que agrega informações de todos os operadores do setor de bebidas do país, considerado lento, caro e pouco eficaz.

Por fim, a associação espera a promover e o desenvolver de uma cultura do vinho saudável na Rússia, com a redução das barreiras tarifárias e não tarifárias, juntamente com o aumento do consumo per capita russo, que atualmente é de cinco litros anuais.

ESPECIAL: Em companhia dos vinhos - O vinho aproxima as pessoas e foi construído para ser apreciado com alguém, seja um amigo, namorado, esposa e até com a sogra

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Exportadora constrói "adega cofre-forte" na França

+ Taylor''s lança vinho do porto de 155 anos

+ UE permite que 11 países adicionem mais açúcar a seus vinhos

+ Consumidor ainda reluta em aceitar embalagens alternativas de vinho

+ Farroupilhas, no Rio Grande Sul, está a um passo da indicação geográfica