Vinhedo tem cerca de 0,8 hectares e fica no departamento de Jura, no leste francês
Redação Publicado em 15/10/2024, às 07h08 - Atualizado às 10h17
Proprietário de um vinhedo na França, Paul Bonin iria fazer a primeira vindima significativa no final de setembro deste ano (2024). No entanto, após 12 meses de trabalho, ele teve praticamente todos os cachos de uva furtados na noite anterior, do próprio vinhedo, localizado no departamento de Jura, no leste francês. O prejuízo é estimado em quase uma tonelada.
De acordo com o divulgado no site Wine Spectator, o crime foi descoberto depois de o produtor e um grupo de amigos perceberem que o rendimento da vinha estava abaixo do esperado e notarem que alguns cachos encontrados no chão da propriedade tinham sido cortados manualmente, descartando a ação de algum animal.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O vinhedo tem cerca de 8.000m² e foi adquirido aos poucos, de propriedades familiares. As videiras também foram plantadas ano a ano, por meio de um trabalho manual. "Foi só em 2023 que colhi o suficiente para produzir um vinho", disse Paul Bonin, que estima ter percorrido quase 650 km durante a última plantação.
Apesar da perda deste ano, o proprietário afirma que continuará com o projeto e que tem conseguido experimentar vinificações em pequenos lotes, a partir de variedades tradicionais e modernas. Atualmente, são cerca de 50 varietais cultivadas no local. Ele também quer ter um "conservatório de uvas antigas".
LEIA TAMBÉM: Conheça os tesouros de Jura
Por falta de pistas, a polícia local não pretende investigar o crime cometido em Jura. No entanto, para evitar novos problemas do tipo, o proprietário fez pesquisas e planeja instalar micro-rastreadores GPS em alguns cachos. A ideia é que fiquem imperceptíveis e não possam ser notados pelos criminosos.