Redação Publicado em 13/03/2012, às 07h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48
A primeira linha de vinhos produzidos na Síria está prestes a ser lançada no mercado britânico.
A linha é da vinícola síria Domaine Bargylus, localizada perto da cidade de Lattaquie, ou Latakia, no noroeste do país. Ela possui 12 hectares de vinhedos plantados - de uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
A vinícola é parte de um conglomerado que começou em 2003 pela iniciativa da família sírio-libanesa Saadè; e agora é a única vinícola comercial na Síria. "É o único vinho produzido na Síria e reconhecido pelos padrões internacionais", disse um dos donos da vinícola Sandro Saadè.
Eles contrataram a consultora de vinhos Stephane Derononcourt, que tem mais de 60 consultorias em Bordeaux, Hungria, Turquia, Itália, Califórnia, Virginia, Espanha, Índia e outras regiões.
"As operações diárias não são afetadas pela situação. Não há risco, os conflitos estão acontecendo em Homs e Damasco", disse o chefe de comunicações, Johnny Modawar.
Os vinhos serão vendidos pelo importador Philglas & Swiggot, e em restaurantes como o dos chefes Gordon Ramsay e Marcus Wareing.
Mais notícias sobre vinhos..