Leilão de placas da Borgonha arrecada mais de € 107 mil

Ação conseguiu vender 310 lotes de sinalização, a uma média de € 345 cada um

Redação Publicado em 21/11/2024, às 12h05

Valor arrecadado com placas da Borgonha ajudará a desenvolver a região - Reprodução | Instagram @vinsdebourgogne

Usadas por duas décadas para sinalizar algumas das regiões produtoras de vinho mais famosas da França, centenas de placas da Borgonha foram a leilão no último final de semana e arrecadaram mais de € 107 mil – o que equivale a aproximadamente R$ 655 mil. As informações são do site The Drinks Business.

Ao todo, foram colocadas à venda cerca de 600 lotes, dos quais 310 foram arrematados. Na média, cada um saiu por € 345 (R$ 2.114). No entanto, o destaque ficou com 27 placas de Grand Cru, que somaram um valor de € 56.050, pouco mais da metade do total arrecadado na ação. Só uma, do Richebourg Grand Cru, foi vendida a € 4.300.

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De acordo com o BIVB (Conselho dos Vinhos da Borgonha), participaram licitantes de 13 países. Os franceses foram os principais compradores, ficando com 106 lotes e juntando mais de € 45 mil. Depois, vieram os participantes do Reino Unido, com 17 lotes e um valor de € 20 mil, seguidos por Estados Unidos e Suíça.

As antigas sinalizações foram substituídas no ano passado. Além daquelas ligadas às prestigiadas regiões de Grand Cru, havia as de Premier Cru e as de vilarejos, assim como 280 placas “Bourgogne” e outras 280 estilizadas apenas com a letra “B”. Alguns dos lotes foram disponibilizados a um valor de € 50 (cerca de R$ 300).

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O lucro obtido com o leilão será usado em projetos da região, a fim de aumentar o apelo turístico da “Cidade dos Climas e Vinhos da Borgonha” – atração que visa à promoção da cultura vinícola local e é considerada patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 2015.

Dentre as potenciais melhorias está a criação de um centro de recursos documentais e bibliográficos destinado a pesquisadores e estudantes dos temas correlatos à tradição borgonhesa. Outra iniciativa visa desenvolver as três regiões (Chablis, Beaune e Macon), para que sejam destinos essenciais do turismo no país.