Manter vegetação entre vinhas melhora cultivo

Redação Publicado em 28/06/2012, às 08h19 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Um estudo, feito pela Universidade de Santiago da Compostela, mostra que manter um pouco de vegetação entre as vinhas melhora as condições de cultivo. A outra vegetação evita a erosão do solo.

Uma das conclusões da pesquisa é que, ao contrário da prática tradicional, em que o espaço entre as vinhas permanece limpo e livre de ervas, 'uma capa de vegetação entre elas', chamada de "Acolchoado", evita a aparição de outras espécies vegetais mais prejudiciais, e o aparecimento de erosão no solo.

Os técnicos que trabalhavam com um terreno de 2.7 hectares com uma média de 6 mil vinhas plantadas,  observaram que as vinhas que possuíam ervas plantadas juntas, tinham 99% menos perda de substrato, o que ajudar a manter o solo saudável.

Além do mais, disseram que as ervas obrigam as vinhas a lutarem pelos nutrientes no solo, aumentando sua qualidade e força, o que repercute na uva. Esse cultivo experimental e fatores climáticos, também aumentaram a quantidade e a qualidade de produção dos vinhedos avaliados.

Mais notícias sobre vinhos...

EUA é o país que mais consome vinhos com baixo teor alcoólico
Christies irá realizar leilões de vinhos raros online
Qual a importância das mídias socias para as vinícolas?
Chineses vão beber mais vinho branco nos próximos anos
Antioxidante presente no vinho tinto melhora desempenho físico