Edição limitada de vinho foi produzida por Leon Zijlstra e Jörn Andresen
Redação Publicado em 14/11/2018, às 15h00
A marca alemã Brute se associou à consultoria Landor e ao diretor de criação Patrik Hübner para usar dados meteorológicos em tempo real de sua vinícola para criar uma imagem de uma simulação de partículas 3D em seus rótulos.
O vinho de edição limitada é produzido em uma vinícola orgânica a 30 minutos de Hamburgo, pelos produtores Leon Zijlstra e Jörn Andresen. Hübner disse que o projeto foi pensado para “usar os próprios elementos da natureza como força motriz para desenvolver uma nova e inovadora marca de vinho cultivada no clima brutal de Hamburgo”.
“O cultivo de vinho em Hamburgo parecia uma escolha estranha, quase ousada, e exigia uma história nova para levar as pessoas a abandonar suas expectativas de como um ‘bom vinho’ deveria ser. Assim, a desvantagem do clima tornou-se o elemento definidor da história. Uma história dos elementos brutais e as pessoas que cultivam este vinho contra todas as probabilidades. E a história de um vinho que é marcado por seus ingredientes definidores de vento, chuva, sol e… um algoritmo”, afirmou Hübner.
Ele desenvolveu um sistema que gera simulações dos principais elementos climáticos usando software personalizado. Cada safra do vinho será embrulhada em papel que retrata visualmente o clima suportado pela vinha ao longo do ano. O sistema de Hübner pode ser visto online em 3D e tem a opção de ser animado. O esquema de cores muda conforme o ano tenha sido quente ou frio, enquanto o tamanho e a forma dos pontos e da linha são alterados dependendo do nível do vento, chuva e sol.
Brute plantou suas vinhas em junho deste ano e produzirá vinhos brancos, incluindo Riesel, que é uma variedade híbrida suíça desenvolvida ao cruzar a Cabernet Sauvignon com “um parceiro não revelado resistente a doenças”.