Mercado de vinhos em xeque na Fenavinho

Redação Publicado em 04/02/2009, às 11h50 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45

Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, profissionais do setor vitivinícola brasileiro irão participar do II Workshop Fenavinho Brasil "Cenários e Tendências do Mundo do Vinho". O evento contará com a presença de importantes palestrantes do Brasil e do exterior, que apresentarão temas diversos voltados para estratégias de mercado.

Será apresentado o resultado da análise de mercado, que aponta quais as estratégias de posicionamento das marcas "Vinhos do Brasil" e "Wines from Brazil". Apesar da participação brasileira no setor vitivinícola ser recente, o País já vem demonstrando sua profissionalização no mundo dos vinhos e este estudo mostra quais táticas precisam ser adotadas para que novos mercados sejam conquistados.

O estudo, desenvolvido em 90 dias, foi encomendado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).  A idéia surgiu da necessidade de estabelecer um posicionamento para as marcas Vinhos do Brasil e Wines from Brazil. . "Precisamos saber o que se quer comunicar e para que público", afirmou Carlos Paviani, diretor Executivo do Ibravin. Ele ressaltou ainda a importância dos resultados, "A análise nos mostra que as pessoas reconhecem a qualidade dos vinhos do Brasil, porém ainda não há uma convergência em negócios. Precisamos fazer com que os consumidores atribuam maior valor aos nossos vinhos e isso requer tempo e investimento".

Outros assuntos que serão destaque no workshop são o comportamento do consumidor no momento da compra, a competitividade dos produtos vitivinícolas brasileiros e o case de importadores de sucesso.

Leia mais sobre Fenavinho:

+ Ópera Popular do Vinho

+ Fenavinho irá aguçar os sentidos dos seus visitantes