Pesquisa indica que animais podem ajudar a controlar traça em videira
Redação Publicado em 19/11/2018, às 19h00 - Atualizado em 03/04/2019, às 13h15
Um estudo, encomendado pelo Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux (CIVB), juntamente com a consultoria Eliomys e o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (INRA), descobriu que morcegos poderiam ser usados para ajudar a controlar a traça da videira. A pesquisa foi publicada no início deste ano e concluiu que certas espécies caçam, sim, essa praga.
Nos 23 lotes de terra estudados no departamento de Gironde, que inclui Bordeaux, 19 das 22 espécies de morcegos que habitam a área foram registradas pelo menos uma vez. Além disso, o estudo descobriu que certas espécies de morcegos aumentaram sua atividade de caça quando encontraram a traça da videira.
Para garantir que esse comportamento não se deva à presença de outros insetos, o estudo avaliou a dieta dos morcegos e analisou seu excremento. O DNA da traça da videira formou um grande constituinte das fezes do morcego em áreas de cultivo de videiras, mesmo quando havia um número relativamente baixo de mariposas.
Sendo assim, produtores de vinho em Bordeaux estão instalando caixas de morcegos em torno de suas vinhas para incentivar os mamíferos voadores a agir como um “pesticida” natural. Cerca de 20 propriedades estão envolvidas com testes que devem ser realizados nos próximos três anos.
O BatViti, como é conhecido, foi estabelecido em 2016 e vem ganhando força depois da publicação do estudo. O projeto faz parte do esforço da câmara de agricultura para reduzir significativamente o uso de pesticidas.