Napa Valley se tornou a primeira região vinícola do mundo a garantir direitos de proteção do nome no México
Redação Publicado em 11/10/2024, às 07h04
A associação Napa Valley Vintners (NVV) anunciou que Napa Valley se tornou a primeira região vinícola do mundo a garantir direitos de proteção do nome no México por meio de um processo de marca de certificação.
O feito é resultado de treze anos de negociações e representa um passo importante nos esforços do NVV para proteger a integridade do nome Napa Valley em escala global e evitar a fraude contra consumidores.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O México está entre os cinco principais mercados de exportação para os vinicultores de Napa Valley. Um relatório de maio de 2023, divulgado pelo Wine Institute, indica que o volume de exportações para o México cresceu 29%, acompanhado por um aumento de 25% no valor das exportações nos últimos anos. Atualmente, o mercado mexicano representa 2% das exportações de vinhos da Califórnia.
O esforço para proteger o nome Napa Valley não é recente. Em 2000, o NVV patrocinou uma legislação estadual nos Estados Unidos que exige que qualquer marca utilizando o nome Napa em seu rótulo contenha vinho originário da região do condado de Napa. A chamada "Lei do Nome Napa" entrou em vigor em 2006, após uma disputa legal que chegou até a Suprema Corte dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: Conheça as 16 denominações diferentes do Napa Valley
Além disso, em 2005, o NVV cofundou a Wine Origins Alliance (WOA), com o objetivo de eliminar barreiras comerciais e proteger os nomes de regiões vinícolas ao redor do mundo. Atualmente, a WOA conta com 36 membros de onze países, incluindo nações na Europa, América do Norte, Ásia, Austrália e África do Sul.
Em 2015, o NVV obteve o registro de Marca de Certificação nos Estados Unidos para "Napa Valley". Essa certificação exige que os candidatos a marcas registradas para vinhos contendo os termos "Napa" ou "Napa Valley" obtenham uma carta de consentimento da NVV, reforçando a proteção do nome no mercado norte-americano e facilitando a expansão dessa proteção para mercados internacionais.