Nova legislação de vinhos entra em vigor na Europa

Redação Publicado em 04/08/2009, às 09h39 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46

DOC de La Rioja, na Espanha, uma das maiores regiões produtoras de vinho da Europa
As novas regulamentações do vinho pela União Européia (UE) estão vindo à tona, trazendo consigo o começo de uma nova era para a indústria do vinho no Velho Mundo.

Os planos debatidos pelo grupo visam modernizar o comercio e melhorar a competitividade dos produtores europeus, como forma de combater o crescimento dos vinhos produzidos no chamado Novo Mundo.     


As reformas trarão leis mais simples no que diz respeito aos rótulos. Desde 1° de agosto, todos os rótulos passaram a poder mencionar o tipo de uva e safra.     

As medidas prevêem ainda um regime para encorajar produtores menos competitivos a deixarem a indústria em cerca de três anos. Subsídios para a crise dos destilados serão eliminados como medida para reduzir a superprodução.

"Os Estados e os produtores têm um grande oportunidade para fazer o melhor uso da nova legislação do vinho e para construir uma reputação internacional de excelência",falou Mariann Fischer Boel, comissário europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

O dinheiro economizado com o fim dos subsídios será redirecionado para promoção de vinhos e para a modernização dos vinhedos. 

Nos últimos anos, os vinhos do Novo Mundo viram sua margem de mercado subir de 3 para 30 %, de acordo com a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Laboratório brasileiro cria banco de dados do vinho

+ Jogo interativo ajuda a promover Vinho Verde

+ O Melhor Vinho do dia: À volta às aulas na Argentina!

+ Vinícolas norte-americanas "incrementam" venda de vinhos

+ Vinícola neozelandesa usa ovelhas para cortar grama de vinhedo