Nova praga ameaça vinhedos em Bordeaux

Uma mosca asiática, capaz de causar podridão ácida nas uvas, está preocupando Bordeaux

Redação Publicado em 27/09/2014, às 17h44 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04

Pragas em vinhedo 

Produtores de Bordeaux enfrentam uma ameaça crescente na forma de uma mosca asiática de três milímetros, chamada de Drosophila suzukii. A espécie está destruindo vinhedos “saudáveis” da região provocando o apodrecimento rápido das uvas. Segundo Sophie Aribauld, consultora da União Regional Agrícola, os primeiros sinais da praga foram verificados no dia 10 de Setembro em Entre-Deux-Mers e em Saint Émillon.

A podridão ácida é fácil de ser identificada, por causa de seu cheiro semelhante ao vinagre, e não é totalmente desconhecida em Bordeaux. Segundo o enólogo Denis Dubourdieu, ainda são poucas as vinhas infectadas pela mosca. Em casos como esses, as partes infectadas são podadas primeiro para que assim se faça a colheita. “A fruta infectada é destruída”, declarou. Esse fenômeno aumenta relativamente rápido nessa época do ano, devido ao retorno de tempo seco e ensolarado na região.

A composição anatômica da Drosophila suzukii é outro agravante. Segundo especialistas, a mosca pode perfurar as uvas mesmo que já estejam maduras, causando assim a chamada podridão ácida. Segundo Dubourdieu, já foram registradas anteriormente perdas significativas de safras de Pinot Noir devido ao mesmo fenômeno. Para o especialista, a melhor solução nesses casos é a prevenção. Produtores devem evitar solos muito arenosos e frutos muito grandes. Existem também soluções mais drásticas como o uso de pesticidas, que mostraram resultados positivos em casos anteriores.