Novo método de cultivo de uvas pode melhorar qualidade do vinho, segundo pesquisa

Redação Publicado em 29/09/2011, às 08h12 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Uvas feitas para crescer durante os meses mais frios podem possivelmente render uma safra de melhor qualidade e um vinho melhor. É o que diz uma pesquisa da California State University, sobre um método chamado "crop-forcing" ("colheita forçada", literalmente), que ainda não foi usado na alta temperatura do Vale San Joaquin.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um delicioso vinho californiano!

O método consiste na remoção de brotos de cachos em videiras, enquanto se poda e remove folhas e ramos. Semanas depois, um segundo broto irá aparecer, fazendo com que as uvas amadureçam mais tarde na estação de crescimento, quando as temperaturas são mais frias.

A pesquisa foi feita pelo Centro de Pesquisa de Vinicultura e Enologia, e tem como objetivo mudar a época de colheita de certas varietais de uvas no Vale San Joaquin do começo de setembro para o meio de novembro.

A expectativa dos pesquisadores é de que sejam produzidas uvas com características adequadas a vinhos de ótima qualidade, incluindo uvas menores, com maior acidez, baixo pH, cor mais intensa, taninos e compostos fenólicos mais elevados e aroma e sabor mais intensos.

O Instituto de Pesquisa Agrícola da California University State forneceu um fundo para a pesquisa enquanto experimentos preliminares foram conduzidos em vinícolas, em 2009 e 2010.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Rótulo faz alusão ao "Cálice Sagrado dos vinhos"

+ Diversidade de vinhos australianos é subestimada, segundo revista inglesa

+ Vinicultores ingleses têm altas expectativas com a qualidade da safra desse ano

+ Alemanha, Reino Unido e EUA são os principais importadores de vinho espanhol

+ Vinhos alemães batem recorde em leilão e provam sua crescente popularidade