Arqueólogos encontram vinho do século 17 lacrado na Inglaterra

A Torre de Londres, famosa por abrigar joias da coroa britânica, também guardava uma preciosidade engarrafada

Redação Publicado em 16/03/2016, às 17h00 - Atualizado às 18h36

Um grupo de arqueólogos encontrou durante uma recente escavação nos arredores da Torre de Londres uma antiga adega pertencente a um militar britânico do século 17. Entre os objetos encontrados no local, estava uma garrafa de vinho Madeira datada de meados daquele século, com o lacre inviolado e seu vinho intacto. Outra garrafa foi encontrada com seu conteúdo apenas pela metade. 

Torre de Londres

Segundo os especialistas, a hipótese mais provável é que essa raridade tenta sido elaborada com uma safra colhida na primeira metade daquele século e enviada da Ilha da Madeira para as colônias britânicas no Caribe, retornando para a Inglaterra posteriormente para as mãos de seu proprietário. A casa em que a garrafa foi encontrada pertencia a um artilheiro-mor da Torre de Londres, demolida no fim da década de 1670 e reconstruída alguns anos depois.

A preciosidade e sua companheira semiconsumida ficaram enterradas no local até os dias de hoje e provavelmente possuiam um teor de álcool de 10% a 12%, com pouco açúcar. Entretanto, após 320 anos, o nível de álcool baixou para 6%. A análise feita na garrafa sugere que seu gosto e textura continuam inalterados mesmo após tantos anos.