Guia ADEGA Brasil premiou os melhores vinhos nacionais no estilo
André De Fraia Publicado em 27/12/2021, às 10h00
Lista com os melhores espumantes pelo Guia ADEGA Brasil
Réveillon e espumante andam de mãos dadas. E um dos expoentes mundiais é o nosso Brasil. Um terroir reconhecidamente excelente para o estilo.
O Guia ADEGA Brasil trouxe um empate triplo em primeiro lugar com AD 93 pontos e alguns rótulos mereceram o título de “Destaque” com AD 92 pontos. A lista abaixo está em ordem alfabética, os valores são referentes ao dia que a degustação foi feita e informados pelo produtor.
Para finalizar, se quiser informações detalhadas e, em alguns casos, onde você pode comprar o rótulo, basta clicar no vinho.
Este é um 100% Chardonnay que conta com 36 meses em contato com as borras antes da degola. Mais uma ótima tiragem desse espumante, que impressiona pelo equilíbrio e pela cremosidade. Versátil, pode acompanhar uma refeição do início ao fim.
Elaborado pelo método tradicional a partir de Chardonnay e Pinot Noir, mantido em contato com as leveduras por 30 meses antes da degola. Tem borbulhas delicadas, gostosa textura, acidez vibrante e final persistente, refinado e profundo. Um espumante gastronômico e com estrutura e volume de boca para escoltar um refeição do início ao fim.
Um dos destaques da Serra Gaúcha, acompanha muito bem uma diversidade grande de pratos.
Elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato Giallo, ele está sempre entre os melhores do estilo e essa é melhor edição desse vinho que provamos até agora.
Este 100% Chardonnay passa 36 meses em contato com as leveduras antes da degola. Seguramente a melhor tiragem desse espumante 100% Chardonnay, que provamos até agora. Destaca-se pelo frescor, pela acidez elétrica e pela textura cremosa, além do final persistente, com toques salinos e cítricos.
Essa é a segunda edição desse espumante branco brut (a primeira foi a de 2008) elaborado pelo método Charmat longo a partir de 42,4% Pinot Noir e 57,6% Chardonnay, mantido em contato com as leveduras por 16 meses. Depois disso, está descansando/maturando nas caves da vinícola desde sua degola, em maio de 2011. Ou seja, mais de 10 anos em garrafa. Chama atenção pela qualidade das borbulhas e pela textura firme e cremosa, tudo equilibrado por ótima acidez e final suculento, persistente e complexo.
Elaborado pelo método tradicional a partir de Chardonnay e Pinot Noir e mantido por 24 meses em contato com as leveduras antes da degola, é um espumante austero e sem nenhuma concessão ao dulçor, mostra frutas brancas e cítricas seguidas de notas florais, de ervas e de frutos secos, tudo equilibrado por pulsante acidez e textura firme. Gostoso de beber, tem final com toques de limão siciliano e de fermento, que pedem a companhia de frutos do mar.
Este é um espumante branco nature no estilo laranja elaborado exclusivamente a partir de Peverella, sendo 20% de uvas desidratadas de 2013, com estágio de 4 anos em barricas de carvalho francês, e os outros 80% da safra 2017. Depois do assemblage, é mantido 36 meses em contato com as leveduras antes da degola. Muito bem feito nesse estilo mais rústico e gastronômico.
Uma das melhores versões desse espumante branco brut, senão a melhor. Equilibrado, fluido, cremoso e muito gostoso de beber, mostra frutas brancas e de caroço envoltas por notas florais, de especiarias doces e de padaria, com sua vibrante acidez e sua texutura firme trazendo equilíbrio e harmonia, convidando a mais um gole.
Tenso, chama atenção pela acidez vibrante e pela textura firme e cremosa, que envolve sua fruta cítrica e vermelha de perfil mais fresco.
Um blend de Chardonnay, Viognier, Riesling Itálico RSNV1 e Trebbiano, com 30% do vinho base fermentado em barricas usadas e mantido por, pelo menos, 40 meses em contato com as leveduras antes da degola. Mais uma excelente edição desse espumante. Fluido, cremoso e muito gostoso de beber, traz frutas cítricas e brancas, notas especiadas, terrosas e de frutos secos, tudo sustentado por acidez vibrante e textura cremosa.
Mais uma ótima edição desse espumante nature rosé 100% Pinot Noir, elaborado pelo método tradicional, com 30% do vinho base fermentado em barricas usadas e mantido por, pelo menos, 36 meses em contato com as leveduras antes da degola. Impressiona pela cremosidade e pela acidez vibrante.
Espumante nature elaborado pelo método tradicional a partir de Chardonnay e Pinot Noir, sendo que 20% do vinho base estagia 10 meses em barricas usadas de carvalho francês especial para vinhos brancos. Mantido por 18 meses em contado com as leveduras antes da degola, nessa segunda edição, mostra-se mais austero e vertical, com suas frutas brancas e cítricas de perfil mais fresco e equilibradas por acidez pulsante e textura firme e cremosa.
Apresenta perlage fino e intenso. Seus aromas e sabores de panificação, de frutos secos, de frutas brancas maduras e tostados, realçados pela acidez vibrante e textura cremosa, integram um conjunto complexo e profundo.
Este é um Chardonnay com Pinot Noir que passa 40 meses em contato com as leveduras. Esbanja frutas maduras e toques amanteigados e de fermento.
Elaborado pelo método Asti a partir de uvas Moscato, está é mais uma excelente versão desse Moscatel Rosé. Cativante e gostoso de beber, tem ótima acidez, textura cremosa e final com toques cítricos e de morangos.
Espumante nature, composto de 90% Chardonnay e 10% Pinot Noir. Uma versão tensa e vibrante desse já clássico espumante comercializado sem dégorgement. Aqui reina a acidez pulsante, que molda todos os sabores de frutas tropicais e de caroço, seguidas por notas de ervas, de especiarias e de fermento, tudo sustentado por textura firme e cremosa, que convida a uma segunda taça. Sempre em grande forma e entre os melhores espumantes do Brasil.
Complexo e profundo, este espumante mostra acidez vibrante e textura cremosa, tensa e firme, que equilibram e aportam persistência ao conjunto. Austero, tem final cheio e longo, com toques cítricos, de fermento e de frutos secos.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui