Papa Francisco pede que padres usem apenas vinhos “naturais” nos sacramentos

Descubra os detalhes do comunicado do Pontífice

Redação Publicado em 13/11/2017, às 14h27 - Atualizado em 14/11/2017, às 16h02

Uma carta enviada para os bispos do mundo todo causou alvoroço nos defensores dos vinhos naturais. Logo espalhou-se a notícia de que o papa Francisco estaria obrigando que o principal sacramento da igreja, a comunhão, fosse celebrada apenas com vinhos naturais.



No dia 8 de julho, a Congregação para a Divina Adoração e a Disciplina dos Sacramentos, sob requisição papal, enviou um comunicado a todas as dioceses para lembrar os padres de todo o planeta de como a comunhão deveria ser ofertada e quais os cuidados eles deveriam tomar para escolher os produtos adequados. 

No caso do vinho, a carta diz: “O vinho que é usado na mais sagrada celebração do sacrifício eucarístico deve ser natural, feito do fruto da videira, puro e incorrupto, não misturado com outras substâncias. Deve-se ter grande cuidado para que o vinho destinado à celebração da eucaristia seja bem conservado e não tenha azedado. É totalmente proibido usar vinho de autenticidade ou proveniência duvidosa”. 

Apesar de todo o alvoroço, o papa não acrescentou nada ao código canônico, apenas reafirmou seus pontos e o termo natural, que já existia, está longe de representar tudo o que os defensores das técnicas naturais gostariam. Aqui, natural apenas quer dizer que ele não deve ter substâncias estranhas e não necessariamente ter sido feito com uvas de cultivo orgânico ou coisa do gênero, tampouco sem intervenções para manter sua integridade.

No mesmo comunicado, o papa lembrou que as hóstias tampouco podem ser sem glúten: “As hóstias completamente sem glúten são matéria inválida para a eucaristia. São matéria válida as hóstias parcialmente desprovidas de glúten, de modo que nelas esteja presente uma quantidade de glúten suficiente para obter a panificação, sem acréscimo de substâncias estranhas e sem recorrer a procedimentos tais que desnaturem o pão”.