Descubra como harmonizar charutos com uísque e experimente uma harmonização intensa
Fernando Roveri E Ronald Sclavi Publicado em 16/05/2007, às 11h28 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h44
Quem busca essa harmonização deve saber que charutos mais leves não combinam com esse destilado. Seria o mesmo que harmonizar um vinho da Borgonha, caracterizado pela leveza, com um prato forte, como churrasco. A lei é buscar charutos encorpados, de sabor intenso.
Na hora de escolher o uísque, os ideais são os de envelhecimento acima de doze anos. Uma ótima opção é o "Buchanas 18 anos", mas um "12 anos" também harmoniza muito bem. Outros rótulos recomendados são o "J&B Scotch Whisky 15 Anos" e também o "Johnnie Walker".
Uma vez que o degustador já sabe que o ideal é a escolha de um charuto de sabor intenso, automaticamente se pensa nos cubanos como a opções ideais para acompanhar esse destilado. O país tem a tradição de produzir o que há de melhor e mais saboroso no universo dos charutos, com uma tradição tão longínqua quanto a escocesa para o uísque. As marcas são diversas, mas as que combinam melhor com a bebida são os Cohiba e também os Partagas, preferencialmente o D4, que possui uma bitola mais larga e é considerado o "Porsche dos charutos". Essas marcas têm bouquet intenso, vivo, ideal para paladares que gostam de sabores acentuados. Não é recomendável fumar os dominicanos, pois são bem amanteigados e não combinam com a intensidade do uísque.
Charutos cubanos combinam com uísque |
Outra opção é provar a produção do nosso terroir. A Bahia produz charutos cujos sabores não são tão encorpados quanto os cubanos, mas que se caracterizam pelo paladar picante. A Angelina Tabacos, por exemplo, faz charutos saborosos, fortes, que combinam muito bem com a presença do uísque.
E por quê o charuto precisa ser tão forte? Como toda harmonização, os sabores distintos devem unir-se para provocar, no paladar, um terceiro sabor. Para isso, a intensidade deve ser a mesma, tanto da bebida quanto do charuto. Com as escolhas propostas acima, o degustador sente no paladar a mescla do bouquet do charuto e a força do uísque. O último conselho é a escolha do momento apropriado para essa experiência sensorial. Com a proximidade do inverno, essa harmonização é perfeita aos amantes de sabores intensos.