Pessoas que bebem de forma responsável são mais felizes

Redação Publicado em 01/10/2012, às 08h28 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Um estudo canadense descobriu que consumidores responsáveis são mais felizes a longo-prazo. O resultado mostrou que beber álcool de forma consistente e responsável está ligado com uma saúde melhor e com o bem-estar em pessoas de meia idade. Segundo os autores, eles também contaram que se sentem mais felizes e têm um menos queixas, comparados aos abstêmios e consumidores de álcool em grande quantidade.

A pesquisa, publicada na Revista de Estudos sobre Álcool e Drogas, acompanhou os hábitos de consumo de álcool 5.400 canadenses durante 14 anos. A saúde de cada um deles foi monitorada e os participantes preencheram questionários para quantificar a sua disposição emocional geral. Os participantes relataram a freqüência com que se sentiram "tão tristes que nada poderia animá-los" e quando "tudo era um esforço". Os resultados foram transformados em uma fórmula em que 1,0 somos perfeitamente saudável e 0,36 é deficiência emocional elevada.

Os consumidores que bebiam moderadamente - 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 apara mulheres  -  tiveram uma média de 0,89, enquanto os consumidores em grande quantidade ficaram em último lugar com 0,74. Abstêmios ficaram com 0,78 e consumidores que bebem muito com 0,86. "O consumo moderado de álcool não teve um efeito mensurável prejudicial ao longo do tempo", afirma o estudo.

Os investigadores dizem que os resultados são importantes porque o estudo monitora o consumo de álcool a partir de meia-idade em diante, enquanto a investigação prévia não apresenta riscos específicos da idade. "Na verdade, o consumo moderado e contínuo durante a segunda e a terceira idade pode ter sido benéfico", acrescentaram. No entanto, os investigadores dizem que seu estudo não defende que se comece a beber por razões de saúde.

Mais notícias sobre vinhos...

Nyetimber lançou primeiro vinho espumante demi-sec produzido na Inglaterra
Gerard Basset MW fala do redescobrimento dos vinhos franceses
Loja bate recorde com maior número de pessoas abrindo vinhos ao mesmo tempo
Vina Errazuriz anuncia produção de seu primeiro espumante
Amazon voltará a vender vinhos até o final de 2012