Imagine degustar uma taça de vinho enquanto esbanja seus dotes artísticos em uma tela. Eis a nova mania nos EUA, a Paint ´n´ sip
Redação Publicado em 09/03/2016, às 16h12 - Atualizado às 17h28
Muitas mudanças aconteceram no mundo do vinho na última década. Uma delas tem sido a crescente diversidade de lugares que se tem para comprar a bebida. Quem poderia imaginar que o Starbucks estaria vendendo Sauvignon Blanc e que alguns cinemas serviriam taças de vinho?
Destas novidades, uma em especial vem chamando a atenção de viticultores e empresários do ramo. São os eventos com foco na diversão. Neles os consumidores podem provar vinhos enquanto pintam um quadro.
A atividade é conhecida como Paint 'n' sip e está esbanjando popularidade e permitindo que as vinícolas atinjam novos consumidores, principalmente jovens e mulheres maduras. O conceito começou a crescer nos Estados Unidos há cerca de uma década e muitos estúdios de arte começaram a se interessar pela ideia.
Na maioria das vezes, os participantes sentam em fileiras, pintam um quadro aos olhares de um instrutor de arte e degustam um vinho de sua preferência conforme manipulam o pincel.
Alguns lugares possuem a opção BYOB (bring your own bottle), em português, "traga sua própria garrafa". Outros já vendem vinho, cerveja e bebidas mistas. Mas o vinho é uma constante, é a bebida mais pedida e levada pelos praticantes.
Donos de companhias Paint 'n' sip acreditam que a crescente popularidade da atividade reflete o aumento no interesse de jovens e mulheres pelo vinho. Os empresários afirmam que 90% dos participantes são mulheres e em muitos eventos mais da metade deles são da geração y, pessoas de 21 a 35 anos de idade.