Produção de vinho na Austrália cresce 8% em 2024

Apesar do crescimento, safra de 1 bilhão de litros ainda é considerada pequena

Redação Publicado em 18/12/2024, às 07h00

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A Austrália produziu cerca de 1 bilhão de litros de vinho na safra de 2024. Trata-se de um aumento de 8% em relação à anterior (2022-2023). Ainda assim, é a segunda menor produção desde 2007 e está 16% abaixo da média registrada na última década. Os números são do relatório da Wine Australia, divulgado no início do mês (11.dez.2024).

Gerente de insights de mercado da entidade, Peter Bailey explica que o resultado é consequência de fatores climáticos e mercadológicos. “Esta foi outra temporada difícil em muitas regiões, com chuvas fortes e inundações. Produtores e empresas também decidiram reduzir a produção por causa das atuais condições do setor”, disse.

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O pequeno crescimento produtivo registrado neste ano foi puxado, principalmente, pelo vinho branco, que teve alta de 20%, enquanto os tintos tiveram queda de 2%. Com essas variações em sentidos opostos, os brancos voltaram a ter participação majoritária (51%) na produção do país, algo que não acontecia desde 2012.

Em relação às vendas, o volume total comercializado foi de 1,08 bilhões de litros – baixa de 1% em relação ao ano fiscal anterior, com queda tanto no mercado interno quanto nas exportações. Apesar do declínio, contribuíram para reduzir em 10% o estoque nacional registrado ao final do primeiro semestre deste ano.

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“No entanto, isso é baseado nos níveis de produção atuais, que estão bem abaixo da média de longo prazo. Ou seja, qualquer aumento produtivo provavelmente resultará em níveis de estoque subindo novamente, a menos que haja um aumento correspondente nas vendas. Esta é uma preocupação particular para os tintos”, afirmou Peter Bailey.

Segundo ele, o cenário global para o vinho australiano seguirá desafiador, com uma projeção de queda no consumo mundial da bebida durante os próximos cinco anos, motivada por três principais motivos: restrições econômicas, tendências de moderação no consumo de álcool e maior competição com outras bebidas.

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