Produtor de videos cria projeto para recuperar uvas viniferas italianas

Redação Publicado em 17/04/2012, às 09h46 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Um apreciador de vinhos italianos criou um projeto para recuperar variedades nativas de uvas viniferas. O projeto chama-se '20 Mondi', e pretende arrecaar dinheiro online para ajudar nessa missão;

Michael J. Loos, idealizador do projeto

Michael J. Loos, criador do projeto pretende conversar e convencer os produtores italianos de que essas uvas são um tesouro do país e que merecem ser recuperadas, junto com os esforços para arrecadar fundos com um projeto multimídia na internet.

"Eu estou mostrando os cantos mais escondidos e os tesouros vinícolas ameaçados e dividindo com o resto do mundo", explica ele sobre o vídeo que ele está preparando sobre a Itália.

Ele comenta que é uma tarefa difícil, já que os consumidores de vinho são muito mais propensos a comprar uma garrafa de vinho chardonnay do que de variedades Pampanuto ou Schioppettino, duas das 600 que Loos listou no site do projeto.

"Itália é um imenso tesouro com mais de 600 uvas viniferas nativas, mas 90% dos vinhos são feitos com essas variedades raramente saem da região de origem. Minha ideia é dar visibilidade porque eu acredito que essas uvas são o segredo da autenticidade italiana", explicou Loos.

Mais notícias sobre vinhos...

Viticultor cria rede social para profissionais do setor vitivinícola
Château Lafite Rothschild primeiro a revelar preço de vinho 2011
Ateliê cria objetos de decoração reutilizando garrafas de vinhos
Vinícola espanhola compra barril do Chaves para produzir vinho
Aprovadas novas subrregiões vitivinícolas em Loire