Estratégias de marketing que tornam alguns produtos mais caros do que outros
Redação Publicado em 06/11/2013, às 09h16 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
O torna um vinho mais caro do que outro? Há diversos fatores envolvidos nisso, como custos de produção, distribuição, margens etc, mas, segundo especialistas, há também muito marketing. Ao menos isso é o que pretende revelar um artigo da revista Forbes, publicado por Rob Asghar.
Segundo ele, estudos mostram que, totalmente às cegas, as pessoas raramente conseguem identificar vinhos mais baratos ou mais caros. Além disso, outras pesquisas mostram que, quando informadas do preço, as pessoas tendem a apreciar mais um vinho.
Portanto, as grandes marcas tendem a trabalhar o marketing de seus produtos em quatro princípios fundamentais que você também pode usar nos seus negócios:
1. Primeiro elas se vendem, depois seus produtos
Eles vendem a história de quão singulares e reconhecidas são. Depois contam a história de seu produto.
2. Elas percebem que um alto preço é visto como prova de valor
A verdade é que muitas pessoas não querem comprar a marca mais barata. Elas querem estar associadas a Gucci, não Renners. No mundo dos negócios, se você coloca um preço muito baixo em seus serviços (quando se compara com os da concorrência), isso nem sempre é percebido como diferencial competitivo, pois as pessoas podem acreditar que seu serviço é pior do que o da concorrência.
3. Elas nunca têm dúvidas
Grandes vendedores decidem acreditar em algo firme e apaixonadamente. Não importa no quê. Isso faz com que eles não tenham dúvidas do que estão querendo lhe vender. Eles podem dizer: “Este é o melhor”, com uma cara de total confiança.
4. Elas se especializam em imprecisão e ambiguidade
Como você diria para um artista moderno, ou talvez um enólogo, que o estilo que ele está produzindo não é brilhante? Você sequer tem certeza disso. E ele não vai lhe dizer isso. Ele vai lhe colocar na defensiva e testar os seus conhecimentos, desafiando-o a ser capaz de compreender o brilhantismo dele.