Redação Publicado em 25/09/2012, às 10h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48
Alguns especialistas afirmam que, por causa da mudança climática e o aumento da temperatura global, o Reino Unido pode se tornar a principal região de produção de espumantes daqui alguns anos. Segundo as previsões, as regiões vitivinícolas, principalmente ao sul de Londres, terão o mesmo clima da região de Champagne, França.
"Cada grau que a temperatura global aumenta, a viticultura se move 270 quilômetros para o norte. É uma corrida de ouro plantar Chardonnay, Pinot Noir e Meunier no Reino Unido", conta Frazer Thompson, presidente executivo da Chapel Down Vinos, um dos maiores produtores do Reino Unido.
As vinhas demoram de 20 a 30 anos para amadurecem completamente, o mesmo período necessário para que as mudanças gerem a temperatura ideal para produzir espumantes no Reino Unido. "Em 50 anos, talvez façamos o cultivo de vinhas na Escócia. Mas agora, o lugar certo é o sul da Inglaterra", comentam os meteorologistas.
Devido à hipersensibilidade das uvas, os vitivinícultores foram os primeiros a sofrer com a mudança climática. Eles vêm notando desde a década de 1970 que as uvas amadurecem cada ano mais cedo. Algumas regiões estão colhendo suas uvas em média um mês antes do que o ciclo normal.
Mais notícias sobre vinhos...