São encontradas garrafas de Champagne do século XIX

Pol Roger descobriu garrafas de Champagne soterradas em suas caves

Redação Publicado em 27/04/2018, às 09h00 - Atualizado em 23/04/2018, às 14h50

No dia 23 de fevereiro de 1900, um desastre atingiu as caves de Pol Roger, em Épernay. Há 118 anos, grandes partes das paredes da adega subitamente desmoronaram durante a noite, enterrando 1,5 milhão de garrafas, juntamente com 500 barris. O dano foi tamanho que o chão acima cedeu, fazendo com que o nível da rua caísse em quatro metros, formando grandes fissuras nas ruas Henri le Large e Godart-Roger.



Diz-se que Maurice Pol Roger acordou às 2 horas da madrugada com um estrondo semelhante a um trovão. Quando os trabalhadores chegaram, tudo já estava perdido. Na época, esperava-se os vinhos enterrados nos escombros poderiam ser resgatados, mas após outra queda de uma cave na propriedade próxima de Godart-Roger fez com que os planos fossem abandonados.

Recentemente, ao construir uma nova instalação neste mesmo terreno, os trabalhadores depararam-se um com uma câmara subterrânea e encontraram uma garrafa intacta. Após mais escavações, 19 garrafas mais foram encontradas. “Essas garrafas ainda estão com as borras e terão que ser giradas à mão e desgorjadas antes de serem provadas. Os vinhos são claros, os níveis estão corretos e as rolhas estão em bom estado”, afirmou a casa de Champagne. A idade exata das garrafas é difícil de determinar, mas Pol Roger afirmou que são de safras entre 1887 e 1898. A descoberta foi feita por Dominic Petit, chef de cave da Pol Roger há 19 anos.