Redação Publicado em 01/08/2011, às 07h05 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47
O Instituto Espanhol de Comércio Exterior, em conjunto com Oficina Econômica e Comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo, elaborou um seminário sobre as principais características do mercado de vinho no Brasil.
Mercado de vinhos do Brasil na mira das bodegas |
O estudo, feito por Inés Menéndez de Luarca, Conselheira Chefe, e Juan Antonio Correas, chefe do Departamento Adjunto da OFECOMES de São Paulo, falaram sobre a situação econômica do Brasil e o nosso mercado de vinho, que está atualmente em constante crescimento.
Ainda partindo da pressuposto que o Brasil não é um país com uma cultura de vinho enraizada, os índices de consumo e importação desse produto resultam em vários anos de aumento, o que torna o país em um destino para a exportação das bodegas espanholas.
No ano passado o Brasil importou 175 milhões de euros em vinho, valor que vinha crescendo já há vários anos. O índice de consumo de vinho, dois litros por pessoa ao ano, também registrou uma tendência positiva, assim como o número de consumidores, que atualmente é de 19 milhões, 10% da população do Brasil.
O seminário é uma visão geram sobre as vantagens e inconveniências de exportar vinhos ao Brasil, destacando entre essas últimas o aumento significativo dos preços na chegada e o complicado processo burocrático requerido pelas autoridades do país.
O vinho espanhol no Brasil tem, no entanto, um grande caminho a percorrer, já que agora ele responde por apenas 4% dos vinhos importados e 0,4% do total de vinhos comercializados no país.
Para assistir ao seminário, em espanhol, clique aqui.
MAIS: Vinhos espanhois são premiados em Londres
Mais notícias sobre vinhos...
+ Cadeia de supermercados britânica deixará de vender vinhos abaixo de 5 libras
+ Sarkozy se coloca contra a liberalização dos direitos de plantação da UE
+ Exportação de vinhos espanhois é continuamente crescente
+ Vinicultores dos EUA arrecadam dinheiro para ajudar os prejudicados pelo tsunami no Japão
+ Filme brasileiro "Onde Está a Felicidade?" tem como cenário vinícola espanhola