Alentejo em Portugal é dividida em diferentes sub-regiões produtoras de vinho
Redação Publicado em 18/06/2019, às 19h00 - Atualizado em 25/07/2019, às 11h17
Alentejo é uma das principais regiões do mundo do vinho. Conheça as sub-regiões deste importante local de Portugal.
1. Borba – Segunda maior sub-região do Alentejo. Apresenta solos xistosos e índices pluviométricos superiores, além de níveis de insolação ligeiramente inferiores à média alentejana.
2. Évora – Apresenta paisagem mais árida. É daqui que saem alguns dos mais reputados vinhos do Alentejo.
3. Granja-Amareleja – Com verões quentes e secos, possui um dos climas mais áridos de Portugal. Os solos são pobres, com a presença de xisto.
4. Moura – Mais para o interior do país, possui um clima continental com grandes amplitudes térmicas elevadas, além de invernos frios e verões quentes.
5. Portalegre – Clima mais fresco e úmido do que nas outras partes do Alentejo. Tem o potencial de produzir vinhos mais frescos e refinados.
6. Redondo – Invernos frios e secos, e verões quentes e ensolarados. Os solos, em sua maioria, são graníticos e xistosos.
7. Reguengos – É a maior e uma das sub-regiões mais reconhecidas. Tem clima continental, com invernos rigorosos e verões de extremo calor. Os vinhedos mais velhos do Alentejo estão plantados nela.
8. Vidigueira – Sub-região mais ao sul e com o clima mais temperado do Alentejo. Tem solos de origem granítica e xistosa.
Veja também: