Tailândia vai baixar o imposto dos vinhos para alavancar o turismo

Corte de impostos na Tailândia, em favor do turismo, vai atingir tarifas de importação de vinhos e de comercialização

Silvia Mascella Publicado em 10/01/2024, às 08h00

Praias paradisíacas da Tailândia e hotéis de luxo estão no imaginário popular de todo turista - Tourism Authority of Thailand

Um dos principais destinos turísticos do sudeste da Ásia, a Tailândia é conhecida mundialmente por suas praias paradisíacas, templos budistas históricos, a modernidade de Bangcoc, ilhas que parecem saídas de inteligência artificial e uma gastronomia impactante e diversificada.

O turismo costumava responder por quase 12% das divisas do país até a pandemia de Covid-19. Mas com as fronteiras fechadas para estrangeiros e as restrições internas, esse número caiu drasticamente, impactando a economia do país.

 LEIA TAMBÉM: Quem mais produz e quem mais consome vinho no mundo

Várias medidas foram sendo implementadas desde a retomada do turismo, mas o fluxo de pessoas ainda não atingiu os mesmos níveis anteriores à pandemia, principalmente dos turistas vindos da China, país que mais visita a Tailândia. Por conta disso, uma das novas medidas do governo tailandês é o corte de impostos sobre as bebidas alcoólicas, vindo do Departamento de Impostos Especiais do país.

No último dia 2 de janeiro o secretário permanente do Ministério das Finanças, Lawan Saengsanit, declarou que o imposto sobre o consumo de vinho será reduzido de 10% para 5% e sobre os destilados o imposto que era também de 10% será zerado. As tarifas de importação de vinhos (estabelecidas entre 54% e 60%) serão abolidas por um ano e o imposto cobrado dos bares, restaurantes, hotéis e casas de entretenimento sobre o consumo de bebidas cairá dos 10% cobrados atualmente para 5%.

 LEIA TAMBÉM: Quer ser dono de vinícola? Jogue esse game!

O governo espera, com essas mudanças, que os preços mais acessíveis das bebidas impactem em toda a cadeia envolvida no turismo, com os estabelecimentos podendo contratar mais pessoas, oferecer preços mais atrativos aos visitantes e também movimentando os mercados. Ainda está em estudo uma modificação no VAT (imposto que pode ser devolvido aos turistas), mas essa meta ainda não está definida.

Arroz frito, um dos pratos típicos da Tailândia, harmoniza com vinhos brancos aromáticos

 

A rica gastronomia tailandesa, baseada em alimentos frescos, arroz, frutos do mar, verduras, pimenta e frutas tropicais, tem harmonização certeira com muitos vinhos, especialmente os brancos, rosés e os espumantes. Se você é fã da culinária tailandesa, veja algumas sugestões de grandes vinhos brancos degustados pro ADEGA para acompanhar esses pratos. Uma dica: vinhos com um toque delicadamente adocicado, harmonizam bem com pratos com pimenta vermelha.

 

Vinho Enoturismo Viagem Imposto Ásia praia Tailândia Maldivas Phuket