Idosa disse para familiares que gostaria de trabalhar para poder comprar o que mais gosta, carne e vinho e ganhou um ano de vinho grátis
André De Fraia Publicado em 18/08/2022, às 08h30 - Atualizado às 12h00
Essa foi uma das histórias marcantes do mundo vinho nos últimos anos! Na pequena Promissão, interior de SP, uma idosa de 101 anos surpreendeu a família quando disse que gostaria de voltar a trabalhar, o motivo? Poder comprar o que mais gosta, "Eu quero trabalhar para comprar meus 'vinhozinhos', minha 'carninha', para não depender só da filha, ajudar um pouco”
Dona Maria Cardoso viralizou nas redes sociais depois que os familiares, a pedido da idosa, montarem um currículo que chegou a ser “entregue” na empresa que a bisneta trabalha. “Ela mandou mensagem: ‘Juliana, faz entrevista com a minha avó’. Aí na hora que eu vi a data de nascimento, levei um susto e falei: ‘Pelo amor de Deus, leva o currículo para mim’. Aí ela levou e achei a coisa mais linda, com a foto dela”, disse a analista de atração e seleção da empresa, Juliana Araújo, responsável por compartilhar a história nas redes sociais.
A repercussão foi tamanha que para a surpresa da família diversas doações de vinho foram feitas nos dias seguintes. "Vinho não vai faltar. Ela está muito feliz, mas na hora que a gente fala para ela, ela não tem ainda essa noção do que é a internet. Não é a praia dela. Ela não está entendendo muito. A gente que está mais eufórico", confessa Pâmela Cristina Matias Gomes, a bisneta que iniciou a brincadeira.
A família de Dona Maria Cardoso diz que o currículo foi apenas uma brincadeira, pois a idosa trabalhou no campo desde os nove anos e não sabe escrever, porém a lição de empoderamento tirada desse caso foi um sucesso.
Fazer 100 anos é sempre especial. Imagina na data receber ainda 100 garrafas de vinho? É assim que o cantão de Friburgo na Suíça parabeniza seus centenários.
Há opções não-alcóolicas – um buquê de flores, uma cadeira de balanço, voucher para gastar nas lojas locais ou uma doação para instituições de caridade – mas, claro, fazem bem menos sucesso.
“Em 2020, comemoramos 27 centenários. Cinco deles optaram pela doação e dois pelo vale-presente”, diz Claude Freiburghaus, representante do cantão. Os demais escolheram os vinhos.