Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

Redação Publicado em 30/06/2009, às 08h25 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


A Universidad de Barcelona, o Hospital Clínic (também de Barcelona) e a Universidad de Valencia procuram voluntários para participar da pesquisa "Efectos del consumo moderado de vino sobre el sistema cardiovascular".

Até agora a iniciativa já contou com 55 voluntários. Faltam, porém, 15 pessoas para se alcançar o número mínimo exigido párea que se chegue às primeiras conclusões (para obter os resultados esperados, estimasse que 125 seja o número de voluntários necessário).   

O estudo, que é realizado desde 2007, dura três meses. No primeiro mês, os voluntários devem ingerir diariamente duas taças de vinho; no segundo, as mesmas duas traças, mas sem álcool; e no terceiro, a mesma quantidade, só que de gim. Ao longo deste período os pacientes devem comparecer ao hospital quatro vezes.

O estudo pretende verificar quais substâncias agem na proteção contra doenças cardiovasculares. Ao final, os participantes da pesquisa não receberão dinheiro em troca, mas serão presenteados com 14 garrafas de vinho.