Aumento foi de 3% em volume e 5% em valor. Cerca de 99 mil rótulos novos ingressaram no mercado norte-americano no período
Redação Publicado em 09/05/2014, às 08h00 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
Segundo um levantamento do The Wine Institute, que monitora a indústria do vinho na Califórnia, as vendas de vinhos nos Estados Unidos cresceram 3% em volume e 5% em valor em 2013, se comparadas com o ano anterior. Com isso, é o 20o ano consecutivo em que há aumento de vendas no país.
Ao todo, foram US$ 36,3 bilhões gastos em vinho em 2013, mais do que o dobro do valor vendido em 1999. O preço por garrafa chegou a US$ 8,06.
Diferentemente de 2012, quando, apesar do crescimento das vendas no geral, as vinícolas californianas apresentaram queda, desta vez, a Califórnia pôde comemorar, com um crescimento de 3% em volume e 4% em valor. Com isso, os vinhos dessa região continuam a dominar o mercado interno, com 57% das vendas em volume e 64% em valor.
A Chardonnay continua a uva mais popular entre os norte-americanos, computando 20% de todas as vendas. A Cabernet Sauvignon, com 13%, e a Merlot, com 9%, vêm a seguir. Moscato, Malbec e blends tintos também tiveram crescimento.
Segundo a pesquisa, cerca de 99 mil novos rótulos de vinhos foram aprovados pelo Tax and Trade Bureau em 2013, a maior importados.