Vinhas são oficialmente declaradas monumento histórico

Redação Publicado em 15/08/2012, às 10h18 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Depois alguns meses de análise os vinhedos da família Pedebenade, na região de Gers, no sudeste da França, foram oficialmente reconhecidos como Monumento Nacional. O vinhedo francês tem 200 anos e está na família há oito gerações.

As primeiras vinhas foram plantadas em 1812, resistiram à filoxera, que devastou a produção de vinho europeia no final do século XIX, e sobreviveram as duas guerras mundiais, produzindo bons vinhos.

Atualmente, elas produzem 20 tipos de uvas diferentes, incluindo variedades que são encontradas somente nessa parta da França. O vinhedo foi o primeiro "ser vivo" a ganhar o status de monumento histórico. "Nós normalmente classificamos igrejas e prédios. Porém, quando visitamos os vinhedos, ficamos tão impressionados que dissemos 'vamos fazer, isso vale a pena'", contou a chefe do departamento ao Sunday Telegraph.

No entanto, o mesmo jornal conta que apesar de despertar muito interesse em pessoas que gostem de história, é improvável que as vinhas interessem investidores, por conta da produção mista feita nos vinhedos. Elas fornecem uvas para cooperativas locais, onde produzem, de acordo com o jornal, bons, mas não ótimos vinhos.