Vinhedos em Maconnais conseguem classificação Premier Cru

Redação Publicado em 16/07/2012, às 07h52 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Os vinhedos de Macon passaram para o próximo estágio e, depois de seis anos de tentativas, conseguiram o status de Premier Cru. A região era a única de Borgonha sem nenhum vinhedo Premier Cru.

Os produtores em Pouilly-Fuissé, Pouilly-Loché, Pouilly-Vinzelles e Saint Véran estavam realizando campanhas há seis anos para o reconhecimento de seus melhores vinhedos. Em 2010 eles fizeram um estudo sobre o terroir de 400 hectares e 73 climas individuais e enviaram para o Instituto Nacional de Apelações (INAO).

"Visualmente, você já pode dizer que existem terroirs incríveis com potencial para Premier Crus em Maconnais só pela cor do solo e sua espessura. Só resta determinar quais deles serão classificados, e isso leva tempo", explicou o diretor da Maison Drouhin, Mathieu Bubel.

O INAO, que apontou um painel de especialistas em solo para estudar quatro apelações e definir a delimitação exata delas, confirmou que é provável que a decisão final sobre qual será classificada não saia antes de 2015.

Nem todos concordam que mudar a classificação seja uma boa ideia. Pierre Morey, da Domaine Pierre Morey, diz: "Pommard está querendo isso há, pelo menos, 20 anos, e claro que temos ótimos vinhos, com um grande potencial, mas no final um ótimo vinho vai ficar conhecido, independente da classificação".

Mais notícias sobre vinhos...

Moet Hennessy tira champanhe a prateleira por erro no rótulo
Importadora realiza "Wine Day" com degustações e vinhos à preços acessiveis
Washington cria guia online para produção vitivinícola sustentável
Ferguson, treinador do Manchester United, fecha acordo com vinícola chilena
Vinho tinto ajuda diminuir sintomas da menopausa