II Workshop Fenavinho Brasil mapeou as diretrizes para o produto nacional
Christian Burgos Publicado em 04/03/2009, às 14h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45
Antecedendo a abertura da Fenavinho Brasil 2009, aconteceu o II Workshop Fenavinho Brasil, cujo tema foi "Cenários e Tendências do Mundo do Vinho". ADEGA esteve presente para acompanhar esta importante iniciativa que contou com a presença de produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Vale do São Francisco, além de importadores e distribuidores de vinho.
Os temas foram muito bem escolhidos e apresentados por gente que entende do assunto. Carlos Paviani falou sobre o desempenho competitivo dos produtos brasileiros no mercado interno. Os resultados do "Estudo do Mercado de Vinhos e Espumantes do Brasil" foi a base para José Fernando Protas traçar o perfil do consumidor e canais comerciais no País. Uma análise do desempenho de vinhos importados foi amplamente coberta por Tibor Sotkovszki, Adolar Hermann e Domingos Meirelles.
Em um exemplo de como a informação certa faz a diferença, a organização convidou a palestrar o brasileiro Dirceu Vianna Junior, que, há 20 anos, vive no exterior e exerce o cargo de comprador de vinhos de uma das mais importantes redes de comércio de fermentados na Inglaterra. Dirceu brindou os presentes com a peculiar visão de um grande comprador sobre as oportunidades e o comportamento do estrangeiro perante o produto brasileiro. Mas, não existe mágica, o segredo é qualidade e muito trabalho feito de maneira profissional.
Morgana Miolo confidenciou à ADEGA sobre os cinco anos de trabalho antes de Dirceu fazer o primeiro pedido de vinhos da marca. Foram necessários quatro anos com Dirceu degustando cada safra em feiras na Europa para finalmente dizer: "Parabéns, no ano seguinte, encontro-os novamente na feira para fazer o primeiro pedido".
Na última palestra, Eduardo Muniz apresentou o plano estratégico, desenvolvido a 44 mãos, para a marca Wines from Brazil. Ao final, calorosos aplausos seguiram a apresentação de um vídeo da campanha institucional que divulgará a marca dos vinhos brasileiros no País e no exterior.