Redação Publicado em 10/07/2012, às 09h42 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48
O consumo de mais de três taças de vinhos na semana, pode ajudar na prevenção de Neoplasia colorretal, mais conhecida como Câncer no colon, de acordo com uma pesquisa apresentada no 71º encontro anual de ciência do Colégio Americano de Gastrenterologia, em Las Vegas.
O câncer no colon afeta o intestino grosso e o reto, e dependendo do grau, afeta outros órgãos próximos, comprometendo suas funções.
Baseados nos resultados do estudo, os pesquisadores suspeitam que o beneficio venha da alta quantidade de resveratrol no vinho tinto. Os resveratrol é um antioxidante e, como nesse caso funciona como anti-fungicida.
Joseph C. Anderson, e sua equipe na Universidade de Nova Iorque, compararam 360 consumidores de vinhos tintos com consumidores de vinhos brancos que tivessem hábitos parecidos, e descobriram que os consumidores de vinho tinto tiveram uma redução drástica no risco de contrair a doença, cerca de 68% menor.
Apesar de estudo anteriores sugerirem que o consumo de álcool aumente o risco da doença, os pesquisadores garantem que isso não acontece com o vinho, pelo contrário, ele oferece um efeito protetor,pois o resveratrol funciona como um quimiopreventivo para esse tipo de câncer.
Mais notícias sobre vinhos...