Vinhos com raios ultravioletas

Redação Publicado em 29/01/2009, às 12h16 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45

Os primeiros vinhos produzidos com raios UV já estão prontos para serem lançados ainda este ano após testes satisfatórios realizados na África do Sul

O vinho, produzido pela  L'Ormarins Vinhos, é tratado com uma máquina que emite raios ultravioletas capazes de matar micróbio e leveduras. O enólogo da produtora, Neil Patterson, afirma que estes raios reduzem a necessidade de adicionar sulfito (combinação do ácido sulfuroso com um radical mineral ou orgânico) durante o processo de vinificação.

Alguns especialistas culpam esses sulfitos pelas reações alérgicas, bem como dores de cabeça e vermelhidão da pele, que podem ocorrer mesmo após o menor gole da bebida.

A máquina Surepure - aproximadamente do tamanho de duas geladeiras - tem dois tubos para o transporte do vinho. A máquina contém 40 turbinas, que misturam o líquido para garantir uma exposição homogenia à luz ultravioleta. O processo leva cerca de 22 segundos, ou seja, em uma hora 4000 litros podem passar pela máquina. Os vinicultores ainda podem utilizar a máquina várias vezes durante o processo de produção.  

Mas, se você está curioso para saber a variedade do vinho que será vendida com a nova técnica, terá que esperar um pouco mais, pois ela ainda é confidencial.