Vinícola australiana irá produzir vinhos com variedade de uva grega

Redação Publicado em 05/09/2012, às 09h57 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48

Pela primeira vez, a vinícola Jim Barry Wines irá produzir uma uva nativa da Grécia na Austrália. A cepa foi selecionada depois de uma série de degustações de vinhos feitos com a variedade. "Assyrtiko se destacou imediatamente como uma variedade adequada ao paladar australiano", relata o diretor da vinícola Peter Barry.

O material para cultivo veio da vinícola Argyros Winery, com oito cortes diferentes da mesma vinha. Ele diz os testes começaram com meio hectare plantado utilizando dois cortes de um da videira mãe e um clone.  "Assyrtiko é predominantemente cultivada no clima árido e quente de Santorini", diz Barry, que procura por variedades que possam crescer bem com irrigação mínima.

O projeto durou cerca de cinco anos até chegar a esse estágio, ele brinca dizendo que mais do que trabalho é um 'projeto de amor' e um exercício de paciência. "O processo de experiências e a quarentena desencorajam muitos produtores australianos a tentaram algo novo"

Ele conta que o lançamento do vinho ainda vai demorar cerca de 5 anos. "Quando o vinho ficar pronto, eu vou ter destinado20% da minha vida a esse projeto - pelo menos 10 anos - mas eu prefiro passar por isso do que ficar pensando 'e se'".