PUBLIEDITORIAL

Alpasión: a nova joia do vinho argentino

A bodega Alpasión surgiu como um “pretexto” para manter unido um grupo de amigos de várias partes do mundo. Conheça detalhes de um enredo que originou um dos projetos vinícolas mais fascinantes da atualidade


Alpasión resulta das palavras “alma” e “paixão”

A cena remonta a 2009 e o cenário é um jantar de despedida, regado a vinhos franceses, da turma de colegas do INSEAD, reputada escola internacional de negócios localizada em Fontainebleau, próximo de Paris. Foi nesse momento que este grupo de empresários oriundos de várias partes do mundo fizeram um pacto que os uniu para sempre: criar uma vinícola tendo como ponto de partida a paixão comum pelo vinho, embora nenhum deles fosse especialista na área. “Primeiro, procuramos um empreendimento no Alentejo, em Portugal”, conta o português Jorge Santos Carneiro, um dos sócios da Alpasión. Mas, acabaram na Argentina, em Mendoza, precisamente em Los Chacayes, no Vale de Uco, onde encontraram, a 1.200 metros de altitude, um terreno descampado, mas em um lugar mágico. “Ficamos maravilhados pela vista dos Andes”, revela Carneiro que, há 8 anos, está sediado no Brasil.

Bodega Alpasión

Alpasión resulta das palavras “alma” e “paixão”, traduzindo o espírito de seus fundadores: produzir o melhor vinho possível, divertindo-se no processo, e deixar um legado para as gerações futuras. Sob a consultoria de Pedro Parra (PhD em Terroir), foram plantados 55 hectares de vinhedos que seguem a viticultura orgânica, sendo a maior parte (30%) Malbec, mas também há Cabernet Franc, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Adega adentro, a supervisão é do enólogo Karim Mussi Saffie, que utiliza cubas de concreto para a fermentação das uvas sob ação de leveduras indígenas e barricas de carvalho francês para o envelhecimento dos vinhos. Apesar de recentes, os tintos e brancos Alpasión já mereceram destaque na crítica internacional.  

 

Sob a consultoria de Pedro Parra foram plantados 55 hectares de vinhedos que seguem a viticultura orgânica

PNR Group: importador oficial no Brasil

Os vinhos Alpasión chegaram em 2021 no Brasil, trazidos pelo PNR Group, do empresário francês Philippe de Nicolay Rothschild. Cinco rótulos (Grand Chardonnay 2019, Grand Malbec 2017, Grand Petit Verdot 2018, Grand Cabernet Franc 2018 e Private Selection 2015) estão à venda no e-commerce Edega Vinhos, enquanto dois outros rótulos (Malbec 2018 e Cabernet Sauvignon 2019) são distribuídos pela Monvin Vinhos, divisão B2B do PNR Group, para lojas e restaurantes em todo o país.

Conheça os vinhos da Alpasión

Alpasión Grand Chardonnay 2019

Primeiro branco da Linha "Grand", este Chardonnay é um vinho que segue uma filosofia borgonhesa desde sua vinificação e maturação em barrica de carvalho francês em contato com as borras finas. Apesar dos seus 15% de álcool, esse vinho apresenta um impressionante conjunto aromático complexo e fresco. Na boca, percebemos o mesmo raciocínio com frutas elegantes e boa acidez que vem criar um bom equilíbrio com a riqueza natural da Chardonnay.

Alpasión Grand Malbec 2017

O vinho bandeira da bodega Alpasión desde o início do projeto representa perfeitamente a filosofia desse grupo de amigos apaixonados: criar um vinho que traz um prazer instantâneo e pelo equilíbrio e frescor pede imediatamente uma segunda taça. Ele é encorpado com aromas maduros e taninos macios. Belo conjunto entre o aspeto varietal do Malbec de altitude e o estágio de 12 meses em carvalho francês, que vem trazer uma certa complexidade e elegância.

Alpasión Grand Petit Verdot 2018

O vinho 100% Petit Verdot é uma raridade, já que essa casta é, normalmente, mais usada como coadjuvante no clássico corte bordalês, com um conjunto aromático profundo e complexo. Na boca, ela mostra sua musculatura, mas sem ultrapassar os limites. O vinho é bem equilibrado, com um final mais fresco.

Alpasión Grand Cabernet Franc 2018

Sucesso entre os enófilos, a casta Cabernet Franc tem pelos menos 400 anos, segundo estudos recentes, e está na moda. Aqui um belo exemplo de como essa casta consegue se adaptar e apresentar um conjunto varietal capaz de traduzir seu excepcional terroir de altitude. O resultado é um vinho de bela fruta madura, equilibrado e fresco, com um toque vegetal e mentolado bem trabalhado. 

Alpasión Private Selection 2015

O "Grand vin" de Alpasión! O Private Selection é um vinho potente, deslumbrante, encorpado e complexo. A cada ano, o corte vai mudando com, principalmente, Malbec, Syrah e em complemento de Cabernet Franc e Petit Verdot. Um blend inusitado que irá surpreender os aficionados dos vinhos argentinos!

 

Alpasión Malbec 2018

Malbec com pouquíssima influência de carvalho que traz um conjunto de aromas varietais muito intensos e frescos. A pura expressão do terroir de altitude de Los Chacayes, no Valle de Uco. É um perfeito Malbec versátil de assinatura mendocina.

 

Alpasión Cabernet Sauvignon 2019

Recentemente introduzido no portfólio de Alpasión, o Cabernet Sauvignon segue a mesma filosofia do Malbec, com pouco contato com madeira (apenas 25%), para preservar ao máximo o caráter varietal do Cabernet de altitude. O conjunto de frutas maduras impressiona sem enjoar. A boca é complexa e bem equilibrada, com maciez surpreendente para um Cabernet tão jovem. Uma bela opção de Cabernet Sauvignon mendocino para diversos tipos de carta de restaurante, pois é um vinho muito versátil.

Da redação

Publicado em 28 de Julho de 2021 às 18:00


Alpasión PNR Group Argentina Vinho Argentino