UOL - O melhor conteúdo
Siga as dicas

Cinco filmes imperdíveis para quem ama vinho e cinema

Conheça cinco filmes que todo amante de vinho precisa assistir

por Redação

filmes de vinho
Entre taças e roteiros: O vinho como elemento narrativo no cinema

Para os amantes do vinho que também são entusiastas da sétima arte, há muitos filmes que abordam, direta ou indiretamente, o assunto. Seja uma história que é toda contada saboreando-se uma taça de vinho, seja uma história em que o vinho é a personagem central.

A seguir, cinco dos melhores filmes que divulgam uma das bebidas mais antigas e amadas do mundo.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Sideways

Talvez o filme mais lembrado quando o assunto é vinho, Sideways conta a história de dois amigos, um deles em sua despedida de solteiro, que fazem uma viagem pelas vinícolas californianas. Foi este filme que ajudou a Pinot Noir a se transformar numa das estrelas dos EUA.

Mondovino

O documentário, uma produção conjunta de Argentina, França, Itália e EUA e dirigido por Jonathan Nossiter, faz uma investigação sobre a globalização, tendo o vinho como plano de fundo. Narra a "guerra" entre as famílias produtoras de vinhos, especialmente na Califórnia e Borgonha. Foi exibido em Cannes, indicado à Palma de Ouro, e indicado ao Cesar na categoria filme europeu.

Um Bom Ano

No longa, estrelado por Russell Crowe, o protagonista se vê obrigado a voltar para a França após a morte de seu tio, que não tinha herdeiros. Na tentativa de vender os vinhedos do tio e voltar aos EUA, Max vai, aos poucos, redescobrindo os valores da vida.

LEIA TAMBÉM: Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho

Vicky Cristina Barcelona

Apenas por ser um filme de Woody Allen já merece um lugar na lista. Nele, o vinho poderia ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, pois está presente, como acompanhante, do trio estrelado por Javier Bardem, Scarlett Johansson e Penélope Cruz, em suas peripécias pela cidade espanhola.

O Julgamento de Paris

A degustação mais famosa do mundo moderno foi reproduzida por Randall Miller no filme homônimo, que narra a história do dia 24 de maio de 1976, quando, numa degustação às cegas, os vinhos californianos foram mais bem avaliados que os franceses. Épico.

palavras chave

Notícias relacionadas