Enoturismo

Enoturismo de Barcelona

Dicas imperdíveis para você aproveitar a enogastronomia de Barcelona

por João Calderòn

Barcelona respira arquitetura, arte e modernismo. A arquitetura exuberante e peculiar de Gaudí espalhada pela cidade, obras de Miró e Dalí, o museu do malaguenho Picasso, o bairro gótico e a arquitetura do muitas vezes esquecido Lluís Domènech i Montaner e seu espetacular Palau de La Música presenteiam a sua estada nesta viva cidade.

Com tanta história e vanguarda ao mesmo tempo, sua cultura gastronômica não poderia ser diferente. Barcelona transformou-se em um dos melhores lugares para se comer na Espanha e também no mundo. Confira algumas sugestões.

Leia também:

Um passeio por Barcelona e seus sabores

Douro/Duero e os vinhos de Espanha e Portugal

Espanha lidera as exportações de vinho no mundo

Disfrutar

Aberto em dezembro de 2014, o Disfrutar é hoje um dos melhores restaurantes do mundo. Foi eleito o décimo oitavo na lista dos 50 melhores da revista inglesa Restaurant Magazine.

[Colocar Alt]

Inesperado como as obras de Gaudí, é assim que você irá se sentir neste restaurante, sendo sur - preendido pelas formas, aromas e sabores a cada prato. Sanduíche de Gazpacho, salada líquida, penne de gordura de porco dentre outras inespera - das formas e texturas.Aberto em dezembro de 2014, o Disfrutar é hoje um dos melhores restaurantes do mundo. Foi eleito o décimo oitavo na lista dos 50 melhores da revista inglesa Restaurant Magazine.

Mateu Casañas, Oriol Castro e Eduard Xatruch após diversos anos trabalhando no extinto El Bulli, de Ferran Adrià, parecem ter atingido suas “perfeições”. Escolha uma das opções de menu degustação, optando pela harmonização de vinhos, ou seja, auxiliado pelo bom sommelier e sua excelente carta de vinhos. Na ocasião, a sugestão foi um Godello Sobre Lias, D.O. Bierzo. Reservas pelo site.

Calle Villarroel, 163 Barcelona 08036

+34 933 48 68 96

Suculent

[Colocar Alt]
[Colocar Alt]

O restaurante do chef Toni Romero, o Suculent, é um restaurante que representa a cozinha tradicional catalã preparada com técnicas e ideias atuais. O menu degustação é variado e trabalha com produtos de temporada. Um dos clássicos de lá é o tartar que é servido dentro de um osso com tutano de boi e batatas soufflée. Na ocasião, comemos também uma arraia no ponto perfeito de cocção, boquerones no vinagre, ajo blanco com sardinha defumada e ovas de salmão, dentre outras coisinhas que transparecem essa fusão da cozinha clássica com técnicas e ideias contemporâneas do chef Toni.

Para quem preferir, além do menu degustação, o restaurante possui um bar logo na entrada onde se pode sentar e escolher dentre algumas opções do menu de La Barra. Melhor fazer reserva.

Rambla del Raval, 45 Barcelona 08001

+34 934 43 65 79

Monvínic

[Colocar Alt]
[Colocar Alt]

O Monvínic, além de um restaurante, é também um bar e uma loja de vinhos. As opções de rótulos, como se pode imaginar, são excelentes e fruto de anos de busca, com impressionante diversidade e que trazem escolhas de diferentes vinícolas dos cinco continentes. No Monvínic, todos os garçons são sommeliers e prontos para auxiliar da melhor maneira na escolha do seu vinho. Seja ele para acompanhar a refeição ali no próprio Monvínic, seja para comprá-lo e levá-lo para casa.

Caso opte pelo restaurante, não irá se arrepender, os pratos da chef Ariadna Julian são muito bem executados. Você pode escolher à la carte ou optar pelo menu degustação.

Na ocasião, optamos pelo Menú de La Tierra, um menu sazonal com os melhores ingredientes da temporada. Dentre as opções estavam uma sopa fria de melão com camarão, um carpaccio de camarão com trompetas de la muerte (tipo de cogumelo) e espardenyas (pepino do mar) com cap i pota, prato forte de carne à base de cabeça e pata de vitela – nesta versão com o pepino do mar trazendo a mistura de mar e terra, muito presente na cozinha catalã. Para tomar, optamos por Cava e um Xarel-lo, D.O. Penedès. Reservas podem ser feitas pelo site.

Calle Disputació, 249 Barcelona 08007

+ 34 932 726 187

Quimet & Quimet

No bairro de Poble Sec está um dos bares mais emblemáticos de Barcelona. O Quimet & Quimet foi fundado em 1914 para vender os vinhos da família. Hoje o bar, que segue com a família, serve grande variedade de tapas e montaditos para acompanhar os seus rótulos de vinho.

[Colocar Alt]

São diversas tapas e montaditos elaborados principalmente com conservas, curas e queijos. São deliciosos e podem ser companhia para o seu vinho ou também para o vermute da casa ou uma cerveja artesanal.

Na ocasião, comemos um montadito com sal - mão curado, uma tapa de nêspera com anchova, bacalhau com fios de ovos, alcachofra com ovas de peixe, o queijo Torta del Casar (que lembra o Serra da Estrela), dentre outras diversas, inusitadas e ótimas opções. O bar é pequeno, concorrido e não aceita reservas, portanto tente chegar cedo ou vá sem pressa.

Poeta Cabanyes, 25 Barcelona 08004

+34 934 42 31 42

Botafumeiro

Desde 1975, o restaurante Botafumeiro vem sen do referência como restaurante de frutos do mar e pescado. O seu lema é a cozinha de produto. São matérias-primas sazonais, as melhores disponíveis no mercado, extremamente bem respeitadas pelos cozinheiros.

[Colocar Alt]

Dentre as escolhas na ocasião estavam os percebes (espécie de crustáceo), salpicón de caran - guejo e gambas (camarões) de palamós, todos executados no ponto perfeito. Para acompanhar uma taça de um bom Albariño, Rías Baixas. Não é necessário reservar, mas as reservas podem ser feitas pelo site.

Calle Gran de Gràcia, 81 Barcelona 08012

+34 932 184 230

+ Confira bons rótulos de vinhos da Espanha avaliados pela ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas