Gregos estão confiantes com a safra 2013

Safra começou antecipada este ano em boa parte das regiões da Grécia. Vitivinicultores esperam boa qualidade e quantidade

por Redação

vinhedo grego

Safra começou em agosto

O enólogo da vinícola grega Mediterra, Effie Kallinikidou diz que a safra começou no dia 5 de agosto, a data mais cedo na história da propriedade. “As temperaturas do ano ajudaram as uvas a amadurecerem suavemente. Não houve sequer uma doença no vinhedo este ano e a safra deve ser maravilhosa”, apontou.

O mesmo ocorreu em diversas propriedades da Grécia, como na Lazaros Alexakis, cujo enólogo diz: “Foi um ano muito limpo, com um verão frio”. Ele acrescenta que foi uma estação aparentemente com muito vento, que vieram do sul.

Vitivinicultores da Macedônia também estão otimistas. Angelos Iatridis, enólogo da Alpha Estate, aponta que o inverno não teve muita neve. “Tivemos um começo de ano antecipado, mas as temperaturas frias de abril e maio retardaram as coisas um pouco, e então as chuvas de julho deixaram reservas de água suficientes para a seca do verão. Com isso, houve uma maturação homogênea”, diz, acrescentando que além de qualidade haverá boa quantidade.

Os gregos esperam uma boa safra em 2013, pois a do ano passado foi considerada desastrosa por muitos enólogos.

palavras chave

Notícias relacionadas