Mundo Vino

O espumante que é feito sem contato com a luz

Vinícola eslovena faz colheita a noite e utiliza óculos de visão noturna para auxiliar o processo

por André De Fraia

A colheita do Untouched by Light feita com óculos de visão noturna

Que a luz pode ser um grande inimigo do vinho é sabido, mas a vinícola eslovena Radgonske Gorice levou este aspecto ao extremo.

O Untouched by Light, que traduzido seria “não tocado pela luz”, é um espumante feito pelo método tradicional e 100% Chardonnay que viu um quase nada de luz durante sua vida, começando pela colheita.

Utilizando óculos de visão noturna e lonas para proteger as uvas de qualquer luminosidade, a colheita foi feita sempre no período noturno. A cava onde o vinho estagiou é localizada em cavernas sem contato com a luz natural e os trabalhadores precisavam utilizar métodos diferenciados e a imaginação para conseguir fazer os processos de vinificação.

“Óculos de visão noturna ajudam em cada passo do processo pois você consegue ver tudo, porém é difícil se acostumar a ele. ”, destaca o produtor Klavdija Topolovec Špur, responsável pelo projeto.

O vinho base ainda passou pelo menos 36 meses em contato com as leveduras em garrafas especiais que barram 99,8% da luminosidade que depois foram seladas a vácuo em uma embalagem preta.

Embalagem do Untouched by Light, a garrafa é selada a vácuo em uma embalagem escura e não permite a passagem da luz

Apenas 2.000 garrafas foram produzidas e a dica do sommelier da vinícola é que ele seja servido em um ambiente escuro e utilizando taças de cristal negro.

Dificilmente esse vinho chegará para comercialização no Brasil mas na Europa o preços será de modestos 100 Euros a garrafa.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas