Vinícola eslovena faz colheita a noite e utiliza óculos de visão noturna para auxiliar o processo
por André De Fraia
A colheita do Untouched by Light feita com óculos de visão noturna
Que a luz pode ser um grande inimigo do vinho é sabido, mas a vinícola eslovena Radgonske Gorice levou este aspecto ao extremo.
O Untouched by Light, que traduzido seria “não tocado pela luz”, é um espumante feito pelo método tradicional e 100% Chardonnay que viu um quase nada de luz durante sua vida, começando pela colheita.
Utilizando óculos de visão noturna e lonas para proteger as uvas de qualquer luminosidade, a colheita foi feita sempre no período noturno. A cava onde o vinho estagiou é localizada em cavernas sem contato com a luz natural e os trabalhadores precisavam utilizar métodos diferenciados e a imaginação para conseguir fazer os processos de vinificação.
“Óculos de visão noturna ajudam em cada passo do processo pois você consegue ver tudo, porém é difícil se acostumar a ele. ”, destaca o produtor Klavdija Topolovec Špur, responsável pelo projeto.
O vinho base ainda passou pelo menos 36 meses em contato com as leveduras em garrafas especiais que barram 99,8% da luminosidade que depois foram seladas a vácuo em uma embalagem preta.
Embalagem do Untouched by Light, a garrafa é selada a vácuo em uma embalagem escura e não permite a passagem da luz
Apenas 2.000 garrafas foram produzidas e a dica do sommelier da vinícola é que ele seja servido em um ambiente escuro e utilizando taças de cristal negro.
Dificilmente esse vinho chegará para comercialização no Brasil mas na Europa o preços será de modestos 100 Euros a garrafa.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia