Cartas

A sua opinião é muito importante

por Redação



PROMOÇÃO LIVRO "MOLHOS E AZEITES DE OLIVA ESPANHOL"
ADEGA vai sortear mais um livro "Molhos com Azeite de Oliva Espanhol", com 365 receitas de molhos à base de azeite, uma para cada dia do ano. O ganhador do segundo foi Rogélio Cao, de Santos (SP). Para participar, basta ser assinante da revista. Ainda não é? Acesse assineinner.com.br, faça sua assinatura e concorra.

CHAMPANHES
Ao ler a matéria sobre champanhe nas baladas (edição 54 da revista ADEGA), imediatamente me lembrei de um trecho do magnífico "Vinho e Guerra", de Don e Petit Klaudstrup: Quando Klaebisch [o weinführer de Champagne] descobriu [que François Taittinger havia lhe mandado champanhe de qualidade inferior], chamou François em seu escritório. "Como se atreve a nos mandar essa água choca espumante?", berrou. François, conhecido por seu gênio irascível, berrou de volta: "Que diferença faz? Vai ser tomado por gente que não entende patavina de champanhe!" Lamentável que o texto tenha perdido a oportunidade de ser mais crítico e de denunciar a futilidade e a ostentação de filhinhos de papai que, tenho certeza, numa prova às cegas não saberiam diferenciar entre um cuveé de prestige e um espumante ordinário. Aliás, fica a dica para os donos das casas noturnas: guardem as garrafas vazias...

Gabriel Tavares

#Q#

OMELHORVINHO.COM.BR
Como faço para procurar um vinho por país produtor no site OMelhorVinho.com.br?

Carlos Macedo

Carlos, é simples. Basta clicar em "Busca Avançada" e selecionar o país de origem. Não se esqueça de colocar algo escrito no campo de busca. Só para lembrar, além de pesquisar por país, você ainda tem a opção de fazer buscas por faixa de preço, tipo de vinho (espumante, branco, rosado, tinto e doce), por nota, por safra etc.

BEST BUY
Como é feito o cálculo de vinhos Best Buy da revista e do site OMelhorVinho.com.br? É algo subjetivo ou matemático?

Luiz Faria

Luiz, o nosso cálculo para vinhos Best Buy é matemático tanto no site quanto na revista e funciona da seguinte maneira: é feita uma média de preço de todos os vinhos que contenham uma mesma nota (90 pontos, por exemplo) avaliados durante os últimos 12 meses. Os vinhos que estiverem 35% abaixo da média estabelecida são considerados Best Buy.

DICAS PARA COMPRAR
Fiquei muito feliz de ver a matéria "Dicas para comprar seu vinho" (edição 54). Há muitos detalhes com os quais nós, consumidores, devemos ficar atentos ao comprar uma garrafa, seja no supermercado, em lojas especializadas, na internet etc. Já tive experiências bem desagradáveis ao comprar por internet (no Brasil e no exterior) e receber vinhos que certamente não vieram transportados da melhor maneira (e mostraram isso na hora da degustação, pois coloquei-os ao lado de vinhos comprados diretamente com o importador) e alguns com rótulos bastante avariados. Tive muita dor de cabeça para trocar depois. Sou um enófilo sem preconceitos e compro vinhos em todos os lugares possíveis em que haja uma boa oferta de um vinho de que gosto, portanto, vou fazer uma listinha com essas dicas para lembrar nas próximas vezes em que for comprar meus vinhos.

Gustavo Hadle

#Q#

VALDUGA
Fiquei muito feliz de ver um dos grandes representantes da indústria vitivinícola nacional retratados em uma entrevista de ADEGA (edição 55). Juarez Valduga é uma pessoa encantadora e, como toda a família e staff, muito trabalhadora. Suas histórias são sempre impressionantes e seus pontos de vista merecem atenção. A Casa Valduga junto com outras importantes vinícolas brasileiras nos dão orgulho, pois levam uma boa imagem do vinho nacional para além das fronteiras do País. Acho que a indústria vinícola tem aprendido muito ultimamente, mas, infelizmente, como o próprio Juarez diz, o consumidor ainda não está tão evoluído. A frase "brasileiro toma o Cabernet Sauvignon não como vinho, mas como marca", dita na entrevista, é emblemática e verdadeira. Tomara que possamos mudar isso num futuro próximo.

Douglas Nunez


SINGLE VINEYARD
"Queria parabenizar pela matéria "O gosto da terra", de Dirceu Vianna Jr, publicada na edição 55 de ADEGA. Muito instrutiva, didática, ela explica como o fator solo influencia no vinho. Não é à toa que estão surgindo cada vez mais os rótulos Single Vineyard no mercado."

Sílvio Fagundes

palavras chave

Notícias relacionadas