Uma lista completa de vinhos com os melhores relações entre custo e benefício de 2021
André De Fraia Publicado em 29/12/2021, às 10h00
A lista tradicional chegou, os vinhos que degustamos com a melhor relação entre custo e benefício
Degustar um bom vinho é sempre um grande prazer.
Quando pagamos um preço justo – ou por vezes menor – então, parece que a experiência fica mais agradável.
Para ADEGA o que faz um vinho ser Best Buy é exatamente isso. Não apenas o custo é levado em conta, mas sim a relação entre a qualidade e o valor. Assim, para entrar nessa categoria é necessário que o vinho tenha no máximo 80% do valor médio da sua pontuação.
Por isso os Best Buys ADEGA são, literalmente, para todos os bolsos.
E esta é uma lista especial, reúne um ano de degustações e descobertas para que nossos leitores possam escolher o que mais lhe agrada.
A lista abaixo está por estilo e em ordem alfabética, os valores são referentes ao dia que a degustação foi feita e informados pela importadora responsável pelo produto.
Para finalizar, se quiser informações detalhadas e, em alguns casos, onde você pode comprar o rótulo, basta clicar no vinho.
Este blend de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir é elaborado pelo método tradicional com um perfil mais maduro. Tem acidez vibrante, gostosa textura e final agradável e refrescante, com toques tostados e de flor de limoeiro.
Uma das melhores, senão a melhor versão desse espumante 100% Chardonnay. Traz cremosidade, refrescante acidez e final agradável e persistente, com toques salinos e de ervas.
Um ano a mais em contato com as lias fizeram muito bem a esse espumante nature, que é comercializado sem degola. Mostra textura cremosa, ótimo volume de boca e refrescante acidez. Tem final persistente, com toques salinos, cítricos, de fermento e de frutos secos.
Este brut é elaborado pelo método Charmat com suas Chardonnays advindas de Lajeadinho. Vertical, tenso e austero, traz acidez refrescante, textura firme e cremosa com final persistente.
Austero e cremoso, tem bom volume de boca e acidez refrescante. Destaca um terroir excelente para a produção de espumantes.
Elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato Giallo, este rótulo está sempre entre os melhores do Brasil e essa é melhor edição desse vinho que provamos até agora.
Uma ótima e fresca versão desse espumante, que esbanja frutas brancas maduras, bem equilibradas por refrescante acidez, textura cremosa e final saboroso.
Cremoso, tem bom volume de boca, acidez refrescante e textura firme. Na boca é cheio e persistente, com toques terrosos, de fermento, de frutos secos e de especiarias doces.
Elaborado pelo método tradicional a partir de Chardonnay e Pinot Noir e mantido por 24 meses em contato com as leveduras antes da degola, é um espumante austero, sem nenhuma concessão ao dulçor. Traz acidez pulsante e textura firme e cremosa, que conferem fluidez e profundidade ao vinho. Gostoso de beber, tem final com toques de limão siciliano e de fermento, que pedem a companhia de frutos do mar.
Elaborado por Eduardo Mendonça em Monte Belo do Sul pelo método ancestral com uvas Moscato, é um espumante cativante em sua rusticidade. Traz bom volume de boca, textura cremosa e final cheio e persistente, com toques de frutos secos e de mel.
Tenso, chama atenção pela acidez vibrante e pela textura firme e cremosa, que envolve sua fruta cítrica e vermelha de perfil mais fresco.
Em um conjunto muito bem equilibrado, este é um espumante branco doce elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato. Gostoso de beber, tem acidez vibrante, textura firme e cremosa e final fresco e cativante, com notas de limão siciliano.
Com sua acidez vibrante que traz equilíbrio a toda sua doçura, este é um espumante com final cativante, com toques de limão siciliano e de maçãs, convidando a uma segunda taça.
Esbanja framboesas e morangos acompanhados de notas terrosas, de ervas e de especiarias doces, tudo sustentado por refrescante acidez e textura firme e cremosa.
Elaborado pelo método tradicional, composto de Pinot Noir e Chardonnay, mantido por, pelo menos, 6 meses em contato com as borras antes da degola. Pulsante e cheio de tensão, tem textura cremosa, acidez refrescante e final cativante, com toques cítricos, salinos e de fermento.
Muito bem feito em um estilo mais carnudo, gastronômico e vinoso. Cremoso e gostoso de beber, surpreende pela qualidade de fruta tropical, pela textura firme e pelo final longo e cheio.
Um Cava brut elaborado pelo método tradicional a partir de Parellada, Macabeo e Xarello, mantido entre 12 e 18 meses em contato com as leveduras antes da degola. Uma ótima edição desse espumante. Dentro do perfil de maior sensação de dulçor e de madurez de fruta, tem gostosa acidez e textura firme.
Cremoso e gostoso de beber, mostra fruta branca e vermelha de qualidade, envoltas por notas terrosas, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam na boca.
Elaborado pelo método tradicional e composto de Chardonnay e Pinot Noir, é um espumante refrescante, tem bom volume de boca, textura cremosa, ótima acidez e final agradável.
Cremoso, fluido e gostoso de beber, tem vibrante acidez, textura cremosa e final persistente, com toques salinos e de abacaxi.
Seus aromas e sabores de panificação, de frutos secos, de frutas brancas maduras e tostados, realçados pela acidez vibrante e textura cremosa, integram um conjunto complexo e profundo.
Mais uma excelente versão desse Moscatel Rosé, mostra frutas brancas e cítricas de perfil mais fresco, seguidas por notas herbáceas e florais, que se confirmam no palato. Cativante e gostoso de beber, tem ótima acidez, textura cremosa e final com toques cítricos e de morangos.
Mais uma ótima edição desse Nature. Austero e sem concessão ao dulçor, mostra notas especiadas, de fermento e de especiarias doces envolvendo sua fruta branca e de caroço, tudo sustentado por ótima acidez e textura cremosa.
Mais uma ótima edição desse espumante elaborado pelo método Charmat exclusivamente a partir de Chardonnay, vinificado e engarrafado sem adição de SO2.
Intrigante e também cativante, mostra perfil mais austero e gastronômico, sem medo das notas de ervas e de tabaco da Cabernet Franc.
Nesse espumante nature, o vinho base passa por madeira, o que traz maior textura e volume de boca, mas não interfere nos sabores de frutas brancas e cítricas, que envolvem todo o conjunto. Seus 48 meses em contato com as leveduras trazem cremosidade e persistência que são finalizadas por um toque de frutas cítricas e frutos secos.
Espumante branco brut elaborado pelo método Charmat longo (12 meses em contato com as leveduras) a partir de 70% Chardonnay, 20% Pinot Noir e 10% Riesling Itálico. Um ótimo debut desse novo integrante da tradicional linha Ouro de espumantes da vinícola.
Destaca-se pelo frescor e pela qualidade de sua fruta, tanto no nariz quanto na boca, seguidos pelos aromas florais e de ervas, tudo em um conjunto harmonioso, com acidez vibrante, textura cremosa e final médio e cativante, com toques cítricos.
Este Cava é elaborado pelo método tradicional e composto de Macabeo, Parellada e Xarel-lo, com mínimo estágio de 15 meses em contato com as leveduras. Traz bom volume de boca, vibrante acidez, textura cremosa e final médio/longo, com toques de limão siciliano e de frutos secos.
Elaborado pelo método Charmat exclusivamente a partir de uvas Chardonnay. esta é uma ótima edição desse espumante, mais estruturada e vibrante. Fresco e gostoso de beber, mostra frutas brancas e de caroço seguidas de notas florais, de ervas e de padaria, seguidas de um final agradável, com toques cítricos e salinos.
Espumante branco brut, 100% Pinot Noir, elaborado pelo método tradicional e mantido em contato com suas borras por 12 meses. Austero e vibrante, tem acidez pronunciada, textura cremosa e final persistente.
Exuberante e sedutor, mostra frutas brancas e de caroço maduras, floral e ervas, tanto no nariz quanto no palato. Tem vigorosa acidez, que dá suporte ao delicado dulçor, gostosa textura e final médio/longo, com toques cítricos.
Vinho orgânico elaborado exclusivamente a partir de uvas Sauvignon Blanc, sem passagem por madeira, mas mantido 4 meses em tanques de aço inox. Fresco, leve e descompromissado, tem vibrante acidez e final agradável, com toques cítricos e de maracujá.
Este é um vinho certificado orgânico elaborado exclusivamente a partir de Riesling, com estágio de parte do vinho em barricas e foudres de carvalho durante 8 meses. De ótima tipicidade, é ideal para acompanhar lombo de porco grelhado com abacaxi.
Este é um 100% Chardonnay parcialmente fermentado em madeira, com posterior estágio de 3 meses em barricas de carvalho americano. Fragrante e de boa tipicidade, tem acidez refrescante e textura cremosa, além de final médio e cheio, com notas de abacaxi e de flor de laranjeira.
Tenso e vibrante, chama atenção pela textura cremosa e pelo final persistente e saboroso, com toques cítricos, salinos e de especiarias doces.
Essa é mais uma ótima edição desse branco, que esbanja frutas cítricas e brancas envoltas por acidez afiada, textura firme e cremosa e final médio longo, com toques salinos e de limão siciliano. Difícil é ficar na primeira taça.
Este 100% Chardonnay, sem passagem por madeira, chama atenção pela qualidade de fruta branca e de caroço madura, bem equilibrada por sua refrescante acidez e por sua textura firme e cremosa. Cativante e gostoso de beber, tem final persistente, com toques cítricos, salinos e de abacaxi.
Elaborado exclusivamente a partir de Arinto, sendo que 50% fermentou em barricas de carvalho francês. Tem deliciosa textura, acidez vibrante e final persistente e cheio, com toques de casca de limão e de frutos secos.
Este 100% Chardonnay, sem passagem por madeira, é mais uma ótima edição desse vinho, que mostra frutas brancas e tropicais frescas acompanhadas de notas florais e de ervas, tudo equilibrado por vibrante acidez, textura firme e cremosa e final agradável e persistente.
Uma ótima safra para esse vinho, refrescante, tem textura firme e cremosa, acidez vibrante e final persistente, com toques cítricos.
Este 100% Chardonnay sem passagem por madeira, mostra frutas tropicais e brancas de perfil mais fresco, seguidas de notas florais e de ervas. Fluido e gostoso de beber, tem ótima acidez, textura firme e cremosa e final cativante, com toques salinos e cítricos.
Mais uma ótima safra desse branco, que nesse ano mostra frutas brancas e cítricas de perfil mais maduro, bem sustentadas por refrescante acidez acidez e textura firme cremosa.
Este blend é composto de 80% Falanghina, 10% Greco di Tufo e 10% Fiano di Avellino, sem passagem por madeira. Esbanja maças e peras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias brancas, tudo equilibrado por acidez refrescante e textura firme que pedem uma segunda taça.
Mais uma boa edição desse branco, mostra frutas brancas e de caroço, acompanhadas de notas florais, de ervas e especiarias doces. Traz textura firme e cremosa e refrescante acidez com toques cítricos, de pêssegos e de frutos secos.
Um blend de Malvasia Fina e Encruzado, sem passagem por madeira, traz aromas de pêssegos e de frutas brancas seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias. Refrescante, tem bom volume de boca, ótima acidez e final também médio, com toques cítricos e salinos.
Tenso e fresco, mostra frutas brancas e de caroço seguidas de notas florais e de ervas, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Tem ótima acidez, textura firme e final médio/longo.
Fresco e de perfil gastronômico, mostra pêssegos e maçãs seguidos de notas florais e de ervas, que se confirmam na boca. Tem ótima acidez, textura firme e final agradável, com toques salinos e cítricos.
Ests é um 100% Chardonnay, com fermentação e posterior estágio de 9 meses, parte em tanques de inox, parte em barricas de carvalho francês. Tem vibrante acidez, bom volume de boca e textura firme e cremosa, que trazem sustentação e equilíbrio ao conjunto. Mais uma ótima safra desse branco.
Um blend de Arinto, Verdelho, Moscatel Galego, Viosinho e Rabigato, sem passagem por madeira. Sempre consistente, leve, refrescante e fácil de agradar, tem ótima acidez, textura cremosa e final médio e cativante.
Este é um 100% Chardonnay, sem passagem por madeira, mas mantido com suas borras finas durante 6 meses. Fresco, cativante e de boa tipicidade, mostra notas florais e de ervas envolvendo sua fruta tropical e de caroço. Tem acidez na medida, textura firme e cremosa e final também médio.
Mais uma ótima safra deste vinho, que ostenta tipicidade e frescor. Seus aromas e sabores de frutas cítricas, florais e de ervas formam um conjunto harmonioso e cativante. Tem acidez vibrante, textura cremosa e final persistente.
Este blend de 90% Malbec e 10% Petit Verdot é mantido em contato com suas borras finas durante 3 meses. E é a boca que merece atenção, com sua acidez refrescante e sua textura firme e cremosa, tornando-o um rosé versátil e de perfil gastronômico, muito além de um vinho somente para o aperitivo. Para os frutos do mar em geral.
Composto de 80% Tempranillo e 20% Garnacha, sem passagem por madeira. Num estilo mais estruturado e gastronômico, mostra notas terrosas, florais, de ervas e de especiarias envolvendo sua fruta vermelha e branca madura. Para o polvo grelhado.
Elaborado a partir de um blend de variedades viníferas não revelado e sem passagem por madeira. Fresco, cativante e gostoso de beber, mostra frutas vermelhas e brancas escoltadas por notas florais e de ervas, tudo equilibrado por vibrante acidez, textura cremosa e final cativante.
Composto de Trincadeira e Moreto, sem passagem por madeira, este é um rosé macio, refrescante e gostoso de beber, mostra notas florais e de ervas frescas envolvendo sua fruta vermelha e branca madura, tudo equilibrado por ótima acidez e textura cremosa.
Um blend de Cinsault e Grenache Noir que apresenta notas de frutas vermelhas frescas, florais e de pedra de isqueiro. Sedutor, surpreende pela harmonia, com acidez afiada, ótima textura e final agradável.
De vibrante acidez, mostra rica fruta vermelha e cítrica, com gostosa textura e final persistente e suculento, com toques florais, terrosos, de ervas e de especiarias, que pedem a companhia de embutidos em geral.
Este 100% Pinot Noir, sem passagem por madeira, é uma grata surpresa. Leve e cativante, tem textura firme e cremosa, ótima acidez e final persistente e agradável, com toques cítricos e de framboesas. Não se engane com ele, por ser fácil e gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é.
Sempre consistente, mostra perfil de frutas vermelhas e cítricas mais frescas, sustentadas por acidez vibrante, textura firme e final médio longo, com toques de morangos, de limão e de ervas.
Refrescante e gostoso de beber, tem vibrante acidez e boa textura, que trazem equilíbrio a toda sua fruta madura, lembrando pêssegos e morangos. Tem final cativante, que pede mais um gole, de preferência na companhia de polvo à vinagrete.
Tenso e refrescante, esbanja frutas brancas e vermelhas seguidas de notas florais e de ervas frescas, tudo sustentado por ótima acidez e textura firme e cremosa. Fácil de beber e de entender, difícil vai ser ficar na primeira taça.
Mostra frutas brancas e vermelhas de perfil fresco acompanhadas de notas florais e de ervas, tudo equilibrado por gostosa acidez e textura cremosa. Tem final agradável, com toques salinos, cítricos e de morangos.
Tinto elaborado em comemoração aos 90 anos da Cooperativa Vinícola Aurora e composto de 50% Merlot da safra 2018, 30% Cabernet Sauvignon safra 2015, 15% Tannat safra 2018 e 5% de Cabernet Franc também da safra 2018, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho. Estruturado, tem refrescante acidez e taninos de boa textura, que trazem sustentação ao conjunto e ao aporte de madeira que, aqui, tem papel importante.
Fluido e suculento, esbanja amoras e ameixas acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, tudo sustentado por refrescante acidez e taninos aveludados.
Este é um 100% Montepulciano, sem passagem por madeira. Destaca-se pela nitidez de sua fruta, seguida por notas florais, de ervas e terrosas, que se repetem no palato. Gastronômico e gostoso de beber, tem acidez pronunciada, taninos de boa textura e final fresco e saboroso.
Puro suco de amoras e de ameixas escoltado por notas florais, especiadas e de ervas secas, tudo equilibrado por taninos de grãos finos, refrescante acidez e final persistente, com toques terrosos.
Tinto composto a partir de um blend de variedades tintas mantidas em segredo pelos enólogos, com estágio de 70% do vinho durante 8 meses em barricas de carvalho americano. Fluido e muito gostoso de beber, impressiona pela qualidade de fruta vermelha e negra de perfil mais fresco acompanhada de notas florais.
Este é um blend de Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, advindas de vinhas de mais de 30 anos, com estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês. Austero, estruturado e refinado, tem taninos firmes e aveludados, acidez na medida e final persistente e agradável.
Este é um blend de 40% Cabernet Franc, 40% Malbec e 20% Petit Verdot, com estágio de 8 meses em barricas usadas de carvalho francês. Sempre consistente, essa é mais uma ótima safra desse vinho, que esbanja frutas vermelhas e negras maduras, uma vibrante acidez e taninos firmes e de boa textura. Seu final agradável, fluido e persistente convida a uma segunda taça.
Este é um 100% Malbec, cultivadas no vale do Uco, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Carnudo e frutado, tem acidez refrescante e taninos de boa textura, que trazem equilíbrio e sustentação ao conjunto.
Fluido, gastronômico e gostoso de beber, apresenta notas de ervas e de especiarias permeando sua fruta de perfil mais fresco, lembrando ameixas e groselhas. Tem final agradável e persistente, com toque terrosos e florais.
Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Tannat cultivadas em Dr. Fausto de Castro, na Serra Gaúcha, com estágio de 10 meses em barricas usadas de carvalho. Uma ótima versão desse vinho, que tem textura firme e vibrante acidez, final cheio e persistente, com toques terrosos, de ervas e de ameixas.
Vinho orgÇanico certificado com cada variedade colhida em momentos diferentes para garantir o ponto de frescor e elegância. O blend estagia apenas em tanque de aço inox para manter a jovialidade do vinho que surpreende com a potência.
Este é um 100% Tempranillo, sem passagem por madeira. Muito bem feito no estilo de maior madurez, com acidez refrescante e taninos firmes. Tem final cativante, com toques terrosos, especiados e de ervas, que convidam a mais um gole.
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Pais advindas de um vinhedo de mais de 120 anos, com fermentação espontânea (sem adição de leveduras) e sem passagem por madeira, este é um vinho que mostra cerejas e groselhas e notas de ervas e de especiarias, tudo sustentado por vibrante acidez, taninos firmes e granulados e final cativante, com toques florais e terrosos, que convidam a uma segunda taça. Sirva-o mais resfriado, você não irá se arrepender.
Este é um 100% Garnacha com uvas advindas de vinhedos antigos, sem passagem por madeira. Cheio de frutas vermelhas acompanhadas de notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias. Tem final cativante e suculento, com toques de groselhas e de cerejas.
Este é um blend de Aragonez e Trincadeira, entre outras, sem passagem por madeira. Atenção com ele, por ser acessível e muito gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é.
Um blend de Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah, sem passagem por madeira, mas mantido por, pelo menos, 3 meses em tanques de aço inox. Refrescante e gostoso de beber, tem taninos de boa textura, acidez vibrante e final médio, com toques terrosos, que pedem a companhia de pizzas que levem embutidos em sua cobertura.
Este é um 90% Cabernet Sauvignon e 10% Cabernet Franc, com estágio de 5 meses em barricas de carvalho francês. Potente e estruturado, tem acidez refrescante, taninos volumosos e de boa textura e final médio/longo, com toques de ameixas e de menta.
Este é um blend de 90% Sangiovese e 10% Canaiolo, sem passagem por madeira. Aqui menos é mais. Frutado e fácil de agradar, esbanja frutas vermelhas seguidas de notas florais e terrosas. Gastronômico por natureza, não dá para pensá-lo distante da mesa, de preferência na companhia de massas ao molho de tomates.
Este é um 100% Cabernet Sauvignon, com estágio de 10 meses em barris de carvalho francês de 500 litros. Gastronômico, tem final cheio e persistente, com toques terrosos, de ameixas, de ervas e de alcaçuz. Para as carnes vermelhas ensopadas.
Cheio de ameixas e de amoras maduras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Tem boa acidez, taninos de grãos finos e final médio/longo, com toques terrosos e de tabaco.
Este é um 60% Aragonês, 35% Tinta Caiada, 5% Trincadeira, sem passagem por madeira. Em um estilo mais gastronômico, traz taninos firmes e acidez refrescante. Tem final agradável e cativante, com toques terrosos e de especiarias, que pedem a companhia de embutidos.
Franco nos aromas e nítido nos sabores, surpreende pela fruta negra de perfil mais fresco, que lembra amoras e ameixas, tudo equilibrado por taninos tensos e vibrante acidez. Tem final cativante e persistente, pedindo a companhia de embutidos em geral.
Tenso e cheio de vivacidade, mostra frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco escoltadas por notas florais, de ervas e de especiarias doces, tudo sustentado por vibrante acidez, taninos arenosos e final longo, com toques terrosos e de amoras.
Puro suco de framboesas e de amoras com acidez e taninos firmes e de fina textura. Fluido, nítido e muito gostoso de beber, tem final cativante, com toques terrosos, florais, de ervas e de especiarias doces. Aqui menos é muito mais.
Mostra notas de ervas e de especiarias envolvendo sua fruta lembrando ameixas e amoras, com sua acidez refrescante e seus taninos firmes e de boa textura aportando sustentação ao conjunto. Gastronômico por natureza, pede a companhia de carnes ensopadas.
Este é um 100% Touriga Nacional, com estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês. Mais uma ótima edição desse vinho, que mostra típicas notas florais, de ervas e de especiarias, além de frutas lembrando ameixas, tudo equilibrado por taninos de ótima textura e acidez refrescante. Gastronômico, tem final agradável e persistente, que pede a companhia de carnes vermelhas ensopadas.
Um blend de Touriga Nacional e Tinta Roriz, sem passagem por madeira, que é puro suco de amoras e de ameixas temperadas com notas florais, de ervas e de especiarias doces. Tem acidez refrescante, taninos aveludados e final suculento e cativante.
Este é um 100% Garnacha, sem passagem por madeira. Puro suco de frutas vermelhas temperadas com toques florais, de ervas e de especiarias. Gostoso de beber e fácil de agradar, tem taninos de boa textura, acidez refrescante e final médio/longo, com toques de cerejas e de groselhas, que pedem a companhia de embutidos.
Este é um 100% Negroamaro, com passagem por madeira. De corpo médio, tem ótima acidez e taninos firmes e granulados, que trazem equilíbrio ao conjunto e sustentam seu perfil de maior madurez. Para os queijos curados.
De boa tipicidade, este vinho tem taninos de boa textura e acidez refrescante, que trazem sustentação ao conjunto e fluidez ao vinho. Uma boa introdução aos vinhos de Ribera del Duero.
Este é um blend de 92% Petit Verdot e 8% Cabernet Sauvignon, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo 15% novas. Mostra os ossos fortes e os taninos granulados e firmes da Petit Verdot de modo amável e cativante. É um vinho que pede a companhia de embutidos ou de carnes vermelhas mais gordurosas.
Sempre consistente, mostra frutas vermelhas e negras mais maduras equilibradas por taninos de boa textura e refrescante acidez. Versátil e gostoso de beber, tem final persistente e suculento, com toques terrosos, de ameixas e de especiarias.
Cativante, fresco e gostoso de beber, esbanja amoras e ameixas acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, tudo sustentado por acidez elétrica, taninos de ótima textura e final fluido e suculento, com toques terrosos, de mirtilos e de grafite. Aqui menos é muito mais.
Este é um 100% Sangiovese, com estágio de 8 meses em barris de carvalho do leste europeu de 30, 60 e 100 hectolitros. De boa tipicidade e de perfil gastronômico, apresenta notas terrosas, florais e de especiarias doces envolvendo sua fruta. Tem final agradável e de boa persistência, que pede a companhia de massas ao molho tipo ragu.
Este é um 100% Pinot Noir, sem passagem por madeira. De boa tipicidade e fácil de agradar, mostra notas terrosas, de ervas e de flores permeando sua fruta lembrando cerejas e groselhas. Sua refrescante acidez, seus taninos firmes e final saboroso, convidam a um segundo gole.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui