Conheça o Colonia Las Liebres Cabernet Franc 2021 produzido pela bodega Altos Las Hormigas
ADEGA Online Publicado em 30/03/2023, às 17h42
Mendoza é uma das mais notáveis regiões vinícolas da América do Sul, e Luján de Cuyo é uma de suas sub-regiões produtoras mais louvadas. Localizada na parte alta do Rio Mendoza, a 20 km da cidade de Mendoza, possui vinhedos de entre 800 a 1.200 metros acima do nível do mar, videiras centenárias, e algumas das mais destacadas vinícolas argentinas, como a Altos Las Hormigas.
Ao se falar de Luján, a primeira uva que vem à mente é a Malbec, e não podia ser diferente, afinal, essa uva colocou Mendoza no mapa mundial do vinho, mas a Cabernet Franc por lá vai ganhando destaque entre os grandes críticos de vinhos do mundo.
Ao lado da Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Carménere, a Cabernet Franc forma o corte bordalês, a quem empresta elegância, acidez rica de fruta fresca e notas de especiarias doces em corpo leve. É fundamental no Pomerol, e exclusiva no Vale do Loire na denominação Chinon. Em Lujan de Cuyo, o clima seco e a altitude dão a essa uva brilho e profundidade e uma tonalidade um pouco mais escura que seu parente francês, mas mantém a tipicidade e sua elegância característica.
Colonia Las Liebres Cabernet Franc 2021
Para Patrício Tapia, do Guia Descorchados, o Colonia Las Liebres Cabernet Franc 2021 "oferece uma deliciosa e frutada versão "a la Loire" em seu senso de frescor, frutas e tons levemente terrosos que acompanham notas de tabaco. Tem uma textura firme, muito característica da casta, com os seus taninos firmes que conferem muita tensão e aderência". O perfil mais fresco acompanhado de notas florais recebeu AD92 pts pela revista ADEGA e 93 pts pelo Guia Descorchados. Os vinhedos da Altos Las Hormigas recebem cultivo orgânico e biodinâmico.