Conheça a história por trás da vinícola de Donald Trump

A vinícola de Trump tem história controversa e investimento milionário em luxo

Redação Publicado em 20/01/2025, às 11h20

- Trump Winery

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu seu segundo mandato e coleciona polêmicas e defensores. Para além da política, Trump se destaca como um empresário de sucesso, com diversos negócios, incluindo o mundo do vinho.

A Trump Winery, localizada em Charlottesville, no estado da Virgínia, é uma das propriedades associadas ao presidente dos Estados Unidos. A vinícola ocupa um lugar de destaque na Monticello Wine Trail, um circuito conhecido por incluir 23 vinícolas da região.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Fundada em 1999 como Kluge Estate Winery and Vineyard, foi adquirida por Trump em 2011 após dificuldades financeiras enfrentadas pela antiga proprietária, Patricia Kluge. Desde 2012, a gestão da propriedade está sob responsabilidade de Eric Trump, filho de Donald Trump, por meio da empresa Eric Trump Wine Manufacturing LLC.

A propriedade cobre uma área de 227 acres (aproximadamente 92 hectares) de vinhedos com variedades francesas, sendo considerado o maior vinhedo da Virgínia e da Costa Leste dos Estados Unidos dedicado a essas uvas. Sua produção anual é de cerca de 36 mil caixas de vinho.

LEIA TAMBÉM: Conheça a cinematográfica bodega da Opus One

O presidente dos EUA, Donald Trump, mantém uma série de investimentos em turismo, com a vinícola integrando seu roteiro de luxo

O ingresso de Trump no setor vitivinícola ocorreu após a fundadora da Kluge Estate Winery and Vineyard, Patricia Kluge, enfrentar dificuldades financeiras que resultaram em inadimplência, e parte dos ativos foi transferida para o Bank of America em execuções hipotecárias. Neste contexto, Donald Trump adquiriu a vinícola e terras associadas por 8,5 milhões de dólares, incluindo os vinhedos e as operações de produção.

Segundo a imprensa local, inicialmente Trump ofereceu aos credores US$ 20 milhões para socorrer a Kluge Estate, que foi recursado por ser considerado um valor muito abaixo do mercado. Assim, passou a comprar a propriedade por meio de leilões de execução hipotecária e compras privadas, com valores ainda menores.

Além disso, Trump comprou separadamente uma parcela de 217 acres que havia sido mantida sob um fundo fiduciário ligado à família Kluge por apenas 150 mil dólares. A mansão Albemarle House, parte do complexo, foi adquirida pelo ex-presidente por 6,7 milhões de dólares, valor bem inferior aos 100 milhões de dólares originalmente avaliados por Patricia Kluge.

Desde a aquisição, a Trump Winery ampliou suas atividades, passando da produção de vinhos, para uma propriedade de lazer, que inclui um hotel boutique, espaços para eventos como casamentos e conferências. A Albemarle Estate foi convertida em hotel de luxo com 45 quartos e aberta ao público em 2015.

Vinhos da Trump Winery foram servidos na celebração da vitória nas eleições presidenciais em 2024

A expansão também incluiu a criação da Trump Cidery em 2024, focada na produção de sidras artesanais. A inclusão deste novo segmento reflete a estratégia da empresa de diversificar sua atuação para atender à crescente demanda por bebidas premium nos Estados Unidos.

Após a vitória nas eleições presidenciais de 2024, a festa de celebração, que ocorreu no resort de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida, foi servido aos convidados vinhos da Trump Winery, destacando os inúmeros negócios do empresário.

Vinho Presidente eua Trump Trump Winery