Conheça os grandes vinhos Mourvèdre degustados por ADEGA

Curiosidades os melhores vinhos Mourvèdre e descubra algumas curiosidades sobre uma variedade franco-espanhola

Arnaldo Grizzo Publicado em 16/10/2023, às 09h00

-

A Mourvèdre, ou Monastrell ou ainda Mataro, como é comumente conhecida na Espanha, é uma variedade que se destacou na França, especialmente no Vale do Rhône (fazendo trinca com a Grenache e a Syrah), Provence e também no Languedoc-Roussillon, apesar de ter se originado em solo espanhol.

Confira aqui uma lista com os vinhos Mourvèdre degustados pela Revista Adega:

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre cada um dos cinco Premier Cru Classés de Bordeaux

Agora, confira algumas curiosidades sobre essa interessante uva.

A primeira menção ao nome Monastrell teria ocorrido no século XIV, que juntamente com a Bobal seria uma das variedades mais importantes da região de Valência na época. O nome deriva do latim monasteriellu, um diminutivo de monasteriu, que significa “mosteiro”, sugerindo que a variedade foi cultivada e propagada por monges.

Supõe-se que Monastrell foi introduzida na Espanha pelos fenícios por volta de 500 a.C., mas não há nenhuma evidência científica.

A Monastrell provavelmente se originou em Sagunto na região de Camp de Morvedre em Valência, leste da Espanha. Morvedre (espanhol Murviedro) foi até 1868 o nome catalão para a cidade de Sagunto, um importante porto vinícola ao norte de Valência a partir do século XV.

Fora da Espanha, a Monastrell é frequentemente conhecida como Mataró (ou Mataro), um nome também derivado de uma cidade na costa do Mediterrâneo, entre Barcelona e Valência.

A Monastrell foi provavelmente introduzida na França no século XVI, vinda de Morvedre (Sagunto) para Provence, daí o nome Mourvèdre, e de Mataró para Roussillon (onde manteve o nome Mataro).

Uma análise de parentesco de DNA sugeriu que a Monastrell e a Graciano poderiam ser irmãs.

A França tem a segunda maior concentração de Mourvèdre do planeta sendo cultivada predominantemente ao longo da costa do Mediterrâneo em Provence e Languedoc-Roussillon. E isso é impressionante já que cerca 50 anos atrás havia apenas 517 hectares plantados e atualmente há aproximadamente 10 mil.

A Espanha tem a maior área dedicada a esta variedade, com aproximadamente 40 mil hectares plantados, o que a coloca a entre as seis castas mais cultivadas do país (segundo dados da OIV de 2017).

Uma variedade que necessita de temperaturas elevadas, especialmente no final do período de maturação. Os vinhos geralmente apresentam bons taninos e podem ter aromas intensos (de amoras e outras frutas silvestres). Ela costuma se incorporada aos blends com diversas castas.

A Mourvèdre faz parte da trinca GSM com Grenache e Syrah que gera grandes vinhos no Vale do Rhône e também no Languedoc-Roussillon, tenho papel importante nos blends especialmente nas regiões mais ao sul.

LEIA TAMBÉM: Champagne, conheça a verdadeira história da criação dos espumantes

Espanha Provence Mourvèdre Monastrell Vale do Rhône Languedoc-Roussillon Graciano Roussillon