Sommelier do Grupo Fasano, foi fundador da Associação Brasileira de Sommeliers e um dos desbravadores da profissão no país
Arnaldo Grizzo Publicado em 08/10/2021, às 16h00
A indicação do Sommelier, Bollito misto com sete cortes de carne
Aos 68 anos, Danio Braga tem muita história para contar.
Atualmente diretor de vinhos do Grupo Fasano, sua carreira é extensa. De origem italiana, ele foi fundador da Associação Brasileira de Sommeliers e um dos desbravadores da profissão no país, além de ser formado em enologia e atuar nas mais diversas áreas, inclusive como chef de cozinha.
Diante de tanto conhecimento de causa, ADEGA o convidou para a seção de “Dica do Sommelier”, em que ele responde três questões sobre harmonização, confira:
Um cliente queria fazer um jantar harmonizando todos os pratos com Vinho do Porto, foi um grande desafio, mas consegui surpreendê-lo. Os participantes me aplaudiram de pé! Inesquecível. Foi assim:
A harmonização que mais me surpreendeu foi degustar um extraordinário salmão selvagem escocês defumado tomando Pinot Noir do Oregon.
A harmonização que mais prezo ultimamente trabalhando no restaurante Gero do Hotel Fasano do Rio de Janeiro é servir, aos domingos, um prato típico da minha região de nascença (Emilia-Romagna): o Bollito misto (tipo de cozido italiano) com sete cortes de carne – Cotechino, Zampone, Língua defumada, Bochecha de vitelo, Peito de Boi, músculo bovino e galinha caipira; e quatro legumes (repolho, batata, cenoura e cebola roxa) –, acompanhado de quatro molhos típicos – salsa verde, mostarda de fruta de Cremona, raiz forte e peará (molho típico à base de tutano) –, pimenta do reino, farinha de rosca e o caldo do próprio cozido. Recomendo um excelente Lambrusco Salamino di Santa Croce.
Também para acompanhar o prato recomendado por Danio Brga, o bollito misto, além do Lambrusco, sugerimos:
Composto de 90% Sangiovese e 10% Canaiolo, é um vinho que prova que menos é mais. Um Chianti equilibrado e gastrônomico por natureza que acompanha muito bem massas ao molho vermelho.
Esse rosé orgânico traz aromas de frutas vermelhas frescas, como morangos e cerejas, notas florais e toques herbáceos, este rosato orgânico é agradável, fresco e equilibrado e tem final sutil e frutado. Por ser fácil de beber e sem arestas, aparenta ser menos complexo do que realmente é.
Este é um espumante 100% Malbec, elaborado pelo método Charmat e representa bem a vocação do Brasil em produzir ótimos espumantes.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui