A indústria do vinho mostrou confiança e proatividade em resolver problemas do futuro e continua
Edmundo Ubiratan Publicado em 22/03/2023, às 16h00
Durante a ProWein, realizada na Alemanha, a indústria do vinho se mostrou proativa na reação as incertezas e desafios da economia mundial. De acordo com o ProWein Business Report 2022, a maioria dos produtores passaram a explorar novos mercados com seus produtos e reagiram às necessidades de comerciantes e consumidores com soluções inovadoras, incluindo embalagens alternativas, vinhos com baixo teor alcoólico, novas técnicas de produção.
A recuperação econômica global após a crise sanitária levou a uma série de problemas nas cadeias de produção em praticamente todos os segmentos, maior demanda por energia, incluindo aumento dos preços que foi potencializados com a guerra na Ucrânia e o colapso no fornecimento de energia em 2022. Assim, os custos de produção em muitas partes da Europa muitas vezes mais que dobrou em comparação até 2020. Outro problema está relacionado as questões de transporte e abastecimento, que continuarão a representar um grande desafio nos negócios.
Ainda assim, segundo o estudo encomendado pela ProWein, a Geisenheim University, que entrevistou no final de 2022 especialistas de todo o mundo, o setor mostrou resiliência e proatividade na solução de problemas. A pesquisa ouviu produtores de vinho do Velho e do Novo Mundo, exportadores, importadores, comerciantes especializados em vinhos, bem como representantes da indústria hotelaria.
“Este ano, mais uma vez, quase 2.500 especialistas internacionais de 47 países compartilharam conosco seus conhecimentos privilegiados”, diz a professora Simone Loose, diretora do Institute for Wine and Beverage Business da Universidade de Geisenheim. “A indústria enfrenta grandes desafios causados pelo aumento de custos e cadeias de suprimentos interrompidas. É interessante notar aqui que os líderes da indústria estão respondendo proativamente à crise econômica”, explicou.
No ano passado a indústria acreditava em uma recuperação completa dos efeitos de dois anos de crise sanitária, mas as expectativas foram parcialmente cumpridas, ainda que em alguns casos não tenham se confirmado, fazendo agora o setor olhar para o futuro com mais cautela e com novos objetivos, incluindo a busca por novos mercados.
“Para a indústria é mais importante do que nunca entrar em novos mercados de exportação para acompanhar as tendências do mercado e a rede. Essa é precisamente a força do ProWein, fornecemos à indústria as oportunidades de contato, informações e conexões correspondentes para todos esses requisitos”, afirmou Michael Degen, Diretor Executivo da Messe Düsseldorf e responsável pela ProWein.
Embora sofrendo com custos crescentes e interrupções nas cadeias de suprimentos, os produtores de vinho conseguiram amortecer os problemas no comércio relacionados aos problemas de abastecimento. Como resultado, o comércio de vinhos foi significativamente menos afetado. Do ponto de vista da indústria, o setor trabalha ativamente para encontrar soluções realistas para os próximos meses.