Projeto da Federação Espanhola do Vinho estuda a viabilidade de um sistema de economia circular no setor vitivinícola
por Paula Daidone
A Federação Espanhola do Vinho (FEV) apresentou na última terça-feira, dia 21 de março, um projeto que visa implementar um sistema de reutilização de garrafas de vidro no mercado espanhol. Denominado REBO2VINO, o principal objetivo é analisar o impacto e a viabilidade de um sistema de economia circular no setor vitivinícola.
O projeto inclui a realização de um estudo de mercado e a concepção e implementação de um piloto experimental para conhecer o impacto ambiental, técnico e econômico de um possível sistema de reaproveitamento de garrafas. Também está previsto a criação de ferramentas digitais para a gestão da logística reversa e para facilitar a comunicação entre os embaladores, o setor logístico e o canal Horeca.
Será apresentado um desenho de uma garrafa reutilizável, que possa servir de modelo padrão para promover a reutilização, aplicando a metodologia de Análise do Ciclo de Vida (LCA) e a Pegada Ambiental do Produto. (PEF ) da União Europeia. REBO2VINO terá a disposição meio milhão de euros concedido pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural da União Europeia para a realização dos estudos e pesquisas.
Os dados obtidos ao longo dos 29 meses de projeto permitirão saber se a reutilização é uma solução eficiente para o setor e em que casos pode representar uma oportunidade real de redução no impacto ambiental associado a embalagens e geração de resíduos. A principio, será aplicado na Espanha, mas servirá como bases para atuação em toda a Europa.